De 14/09 a 31/10, a capital paranaense terá a oportunidade de vivenciar diversas manifestações de design. A cidade recebe a III Bienal Brasileira de Design, organizada pelo Centro de Design Paraná e pela Federação das Indústrias do Estado (Fiep). “Essa é a primeira edição que conta com a realização de uma instituição que trabalha especialmente pela construção de uma cultura do design no Brasil e que tem foco na indústria”, revela Letícia Castro Gaziri, diretora de Projetos do Centro de Design Paraná. Em 2010, o tema do evento é “Design, Inovação e Sustentabilidade” e a curadoria geral é de Adélia Borges.
Letícia conta que em 11 anos de atuação o Centro de Design Paraná já atendeu mais de cem empresas, aproximadamente 200 eventos de promoção do design e, ainda, dez projetos de suporte, entre eles o Design Excellence Brazil. “Por meio deste projeto, viabilizamos a inscrição de produtos brasileiros no IF (prêmio de destaque no mercado Europeu), chegando a posicionar o Brasil como sétimo País mais premiado em design. A Bienal Brasileira de Design vem coroar esta trajetória marcada por iniciativas voltadas à competitividade e diferenciação da indústria brasileira por meio do uso do design”, destaca.
O objetivo desta edição do evento é democratizar o design. “Procuramos dar ênfase em produtos que fazem parte do cotidiano, mostrando que o design e a sustentabilidade são para todos. A proposta é desmistificar essa temática levando a Bienal até as pessoas”, garante a diretora. Uma das grandes inovações desse ano é que a Bienal acontecerá em diversos pontos da cidade, tanto em espaços institucionalizados, como museus e universidades, quanto em locais públicos com alta circulação de pessoas, como os parques e o Calçadão da Rua XV de Novembro – uma das ruas mais antigas e movimentadas do centro da cidade. Na programação estão mostras, seminários, fóruns, workshops, ações educativas, interativas e culturais.
Para a jornalista e curadora especializada em design, Adélia Borges, o evento é a principal exposição da área, voltada para a excelência, daí a sua importância para o design brasileiro como um todo. “É um sinal inequívoco do amadurecimento do nosso design, ao mesmo tempo, um instrumento vital para o seu reconhecimento nacional e internacional. Um dos propósitos é ajudar a aumentar a percepção consciente da sociedade em geral (cidadãos, empresários, educadores etc.) sobre a importância do design no cotidiano das pessoas e no desenvolvimento do País”, ressalta Adélia.
Na opinião do presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, o design é o grande impulsionador do sucesso no ambiente industrial. “Os diferenciais tecnológicos entre os produtos tendem a ser cada vez menores e mais difíceis de serem percebidos pelo consumidor. E não estamos nos referindo apenas à apresentação final do produto, mas sim em todo processo, desde o desenvolvimento até sua comercialização. É necessário que a indústria, principalmente as micro e pequenas, passem a utilizar o design como ferramenta para a competitividade. A inovação permite que as indústrias possam crescer com competitividade, responsabilidade e sustentabilidade”, comenta.
A expectativa da organização é receber 250 mil visitantes, não apenas profissionais da área, mas também o público em geral. “Durante os meses de setembro e outubro muitos olhares se voltarão para o Paraná. Esperamos atrair a atenção do País e do mundo para este tema tão significativo para o futuro de todos. Ao abrir esta discussão pretendemos trazer à tona o papel de cada um na sustentabilidade e no consumo consciente”, revela a diretora de Projetos do CDPR, Letícia Castro Gaziri. Ao todo, 24 palestrantes de diversos países se reunirão em Curitiba para esse debate. A participação poderá ser ampliada por cerca de 500 mil internautas que navegarão pelas exposições virtuais e poderão eleger o produto-destaque da Bienal 2010.