Ciente da importância da conscientização ambiental, a Trisoft patrocina pela primeira vez o passeio mais concorrido do ano na capital paulista, o Arq!Tour Navega Tietê. Com um foco diferenciado, a embarcação terá como tema sustentabilidade, um alerta pela importância da preservação do meio ambiente.
O passeio que tem como objetivo despertar uma consciência de preservação ambiental, onde uma pequena atitude, ou seja, a escolha de produtos ecologicamente corretos pode fazer bem ao planeta será realizado dia 22/08, pelo portal Arq!Bacana. Além de ser uma rara oportunidade de percorrer o Rio Tietê em um barco que navegará um trecho urbano de seis quilômetros entre a Ponte dos Remédios e a Ponte do Piqueri.
Com o patrocínio da Trisoft, fabricante de isolamento termoacústico a partir de garrafas PET, o passeio é uma grande chance de apreciar a cidade em uma nova perspectiva: a partir da calha do seu principal rio, em um percurso de 1h30 de duração, com som ao vivo conduzido por um saxofonista e finalizado com um brinde de espumante.
O barco Almirante do Lago, do Instituto Navega São Paulo, é equipado para oferecer conforto e segurança aos passageiros. Dispõe de sistema de ar-condicionado no primeiro andar e banheiros – um deles, acessado por meio de um elevador exclusivo, atende especialmente aos portadores de deficiência física.
A embarcação possui itens de segurança como 12 balsas salva-vidas, cada uma com capacidade para 18 pessoas, três bóias salva-vidas e 200 coletes para adultos e crianças.
Os participantes – a maioria arquitetos, urbanistas, paisagistas e designers – se encontrarão às 9h30, no Instituto Tomie Ohtake, que conta com um serviço de valet park pelo preço único de R$ 15,00. Dali, às 10hs, todos serão conduzidos em um ônibus fretado até um atracadouro próximo à Ponte dos Remédios, ao lado do Cebolão, onde a embarcação “Almirante do Lago” os aguarda.
A bordo, os passageiros assistirão a uma palestra curta sobre o Programa de Educação Ambiental e o Projeto Tietê, ministrada pelo Instituto Navega São Paulo, e a uma breve explicação sobre os produtos da Trisoft e da importância da conscientização ambiental.
Além de apresentar um olhar especial sobre o intenso tráfego de veículos que acontece nas avenidas que margeiam o Tietê, o trajeto revela um pouco do relevo da cidade, com vistas tanto para a Serra da Cantareira quanto do Espigão da Paulista. É também uma excelente forma de se entender como se deu a ocupação da várzea do rio e de bairros como Lapa, Pirituba, Barra Funda e Freguesia do Ó.
Para o arquiteto e artista plástico Guto Lacaz, porém, a paisagem remete também a outras questões. “Isso mostra historicamente como nós ocupamos errado a cidade”, acrescenta. Já o arquiteto paisagista Guilherme Takeda acredita que participar do passeio obriga o cidadão a encarar o Tietê sob um foco. “Rios como esses são um equipamento para a cidade, e ele só não é mais aproveitado por falta de oportunidade”, conclui. Ambos participaram do passeio em 2009.
De volta ao Instituto Tomie Ohtake, às 13h30, os participantes serão convidados a visitar as exposições que estão em cartaz. O passeio será acompanhado pelo Guia de Turismo Laércio Cardoso de Carvalho.