Experiência de Marca

Ações promo aumentam vendas no Reino Unido

Um dado interessante sobre o mercado promocional no Reino Unido foi levantado pela Associated British Foods, dona de uma das maiores redes de varejo de roupas do país, a Primark, e também dos famosos chás Twinings, entre outras marcas. A Primark reportou um aumento de 13% nas vendas no terceiro trimestre do ano passado graças às ações promocionais realizadas.

Um dado interessante sobre o mercado promocional no Reino Unido foi levantado pela Associated British Foods, dona de uma das maiores redes de varejo de roupas do país, a Primark, e também dos famosos chás Twinings, entre outras marcas. A Primark reportou um aumento de 13% nas vendas no terceiro trimestre do ano passado graças às ações promocionais realizadas.

A companhia informou que, especialmente suas marcas de alimentos, tiveram incrementos muito significativos decorrentes de ações promo, cujos resultados superaram outras ações de comunicação. O volume de vendas total da Primark cresceu 15% nas 16 semanas anteriores ao dia 19/06, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já a marca de açúcar da British Foods cresceu 44% em relação a 2009.

De acordo com especialistas, as marcas estão migrando para mensagens de marketing que promovam seus links com fazendas britânicas como extensão de suas estratégias de sustentabilidade.

As práticas chamadas “orgânicas”, uma verdadeira febre entre os consumidores britânicos, sustentadas pelas fazendas produtora de alimentos da Grã-Bretanha, têm sido utilizadas como forma de chamar a atenção do público após o ambiente de incertezas econômicas decorrente do ano passado. Marcas conhecidas como McDonald’s e Tesco também fizeram ações com foco nas estratégias ecologicamente responsáveis. A questão da crise coincidiu com a crescente importância que as pessoas têm dado para a produção local de produtos como leite e grãos, explica o consultor inglês Jess Bowers, da consultoria Sundance.

A marca mais famosa de chás ingleses e uma das mais conhecidas do mundo existe desde 1700 e teve 44% de aumento nas vendas em 2010 graças às ações promocionais.