Experiência de Marca

Wimbledon e Robinsons: 75 anos de parceria e ações promo

A segunda mais longa relação de parceria entre o esporte e bebidas do mundo é desenvolvida pela marca Robinsons, que há 75 anos patrocina o Campeonato de Tênis de Wimbledon, na Inglaterra. Robinsons foi lançada em 1823 pela empresa Robinson & Bellville. Em 1862, a empresa se uniu a Keen & Son, um fabricante de mostarda e em 1903 foi adquirida pela Coleman's, de Norwich, onde os sucos e águas Robinsons são produzidos e engarrafados até hoje.

A segunda mais longa relação de parceria entre o esporte e bebidas do mundo é desenvolvida pela marca Robinsons, que há 75 anos patrocina o Campeonato de Tênis de Wimbledon, na Inglaterra. Robinsons foi lançada em 1823 pela empresa Robinson & Bellville. Em 1862, a empresa se uniu a Keen & Son, um fabricante de mostarda e em 1903 foi adquirida pela Coleman’s, de Norwich, onde os sucos e águas Robinsons são produzidos e engarrafados até hoje.

Um dos primeiros anúncios da Robinsons, marca parceira de Wimbledon há 75 anos.

A associação da Robinsons com o Campeonato de Wimbledon começou nos anos 30, graças a um dos médicos da Coleman’s, que obrigou os vestiários dos jogadores a oferecerem um dos produtos da companhia, a água Barley.

A marca possui hoje quatro variedades de produtos: Fruit Squash, Fruit & Barley, High Juice e Barley Water. Recentemente passou a oferecer também a Robinsons Fruit Shoot e Robinsons Fruit Spring. A mesma água que deu notoriedade à Robinsons em Wimbledon, também era popular na Inglaterra Vitoriana por acreditar-se que ela curava a febre e problemas de fígado.
A campanha dos 75 anos da parceria inclui três grandes ações. A primeira é a ação publicitária de inclusão de uma linha nas garrafas de bebidas, onde está escrito “Robinsons Barley Water, servindo Wimbledon nos últimos 75 anos”. A segunda é uma ação promocional que chama-se “Wimbledon na sua sala de estar”: as embalagens conterão cupons promocionais e os consumidores poderão concorrer a Nintendo Wiis e jogos EA Grand Slam Tennis a cada hora, por meio de um registro on-line no próprio site ou via SMS.
Já a terceira ação será uma campanha de RP, chamada “75 crianças pelos 75 anos“. Ela envolverá 75 crianças amantes do tênis que terão a oportunidade de participar de um treino de dois dias com Tim Henman. Henman foi o primeiro jogador britânico desde Roger Taylor (1970) a alcançar as semifinais masculinas de Wimbledon. A devoção dos fãs ganhou até nome, a Henmania, já que este era visto como a única esperança do Reino Unido para ganhar os Torneios ATP.
Tin Henman irá treinar 75 crianças em homenagem aos 75 anos da parceria entre Robinsons e Wimbledon.
O diretor Leslie Davey, responsável pela marca Britvic reforçou com resultados financeiros a renovação da parceria em 2010. “Nos últimos 75 anos a Robinsons tornou-se sinônimo do Campeonato de Wimbledon, que auxiliou a popularizar a marca e a torná-la a número um em sucos no Reino Unido. A atuação no último campeonato ajudou a Robinsons a crescer 6%, o equivalente a 208 milhões de libras esterlinas, ou 12 milhões de libras em relação a 2008”.