O Fica – Festival de Inverno da Cantareira tem sua segunda edição de 03/07 a 08/08, em São Paulo. O evento deve receber este ano cerca de dois milhões de visitantes, que poderão se programar entre as mais de 1.600 atividades que serão oferecidas pela organização do evento. Em 2009, primeiro ano do Fica, a Serra da Cantareira recebeu a visita de 1,2 milhão de pessoas. “Com o sucesso do festival resolvemos fazer uma carteirinha de sócio do Fica que dará direito a descontos em todos os estabelecimentos envolvidos”, explica Renato Paiva, diretor da Cantareira Mkt, que organiza o evento.
O investimento para este ano será 20% maior, cerca de meio milhão de reais. No ano passado, o evento proporcionou 1.650 atividades. Estima-se que o público deixou mais de R$ 18 milhões durante a festividade. Resultado sócio-econômico do festival que garante a sobrevivência dos projetos sustentáveis que o organizador do Fica pretende alcançar. “Propomos um grande desenvolvimento turístico para a região visando um crescimento sustentável. A Cantareira se torna pioneira em projetos de entretenimento ecológico para os turistas que virão a São Paulo durante a Copa do Mundo em 2014”, afirma Paiva.
O Fica é produzido pela Cantareira MKT e tem o objetivo de levar cultura, cidadania e ecologia à região da Cantareira, que abriga a maior floresta urbana do Brasil. A organização do evento já tem parques e áreas públicas disponíveis para a apresentação das atrações, como o Horto Florestal e o Parque Estadual da Cantareira.
A região merece destaque, em 1994 a Unesco declarou o Parque da Cantareira, o Horto Florestal e sua região como reserva da biosfera.
O evento acontecerá em parques e em mais de 200 estabelecimentos da região entre bares, lojas, comércios e escolas que desenvolverão diferentes atividades educacionais, culturais, gastronômicas, esportivas, comerciais e de meio ambiente ligadas ao festival.
O Fica é realizado em parceria com a Prefeitura de Mairiporã e conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de São Paulo.