De 25 a 28/04, acontece na capital cearense o Dragão Fashion Brasil (DFB), o mais expressivo evento da indústria da moda do Nordeste e um dos principais representantes do cenário conceitual brasileiro. A 11ª edição do DFB volta às origens de seu nome e elege como tema: Dragão do Mar – Chico da Matilde, cearense, jangadeiro e abolicionista, conhecido por sua luta pela libertação dos escravos no Ceará.
Com a realização de 33 desfiles assinados por designers de moda em ascensão de todo o País, ao lado de outros já reconhecidos, como Lino Villaventura e Mario Queiroz, que participam das principais passarelas do Brasil, o evento propõe intercâmbio de diversas culturas. O DFB é a união de marcas, empresas e artistas, uma verdadeira usina de conectividade e ponto de convergência de um vasto mercado criativo, dando corpo e força para que a moda local seja uma realidade econômica, cultural e social.
Para 2010, diversas ações fortalecem a proposta do evento. A programação paralela e os lounges prometem agitar os corredores e salas do evento. O DFB traz pela primeira vez o projeto Ceará Business, bolsa de negócios que pretende gerar mais oportunidades de comercialização a indústria de moda local. Destaque também para os espaços: Casa do Dragão, com área destinada à exposição e comercialização de produtos de estilistas, etno designers e artesões cearenses; Ilha Digital, área destinada a acesso a internet com visualização e participação interativa no portal e site do Dragão Fashion; os lançamentos do portal do Dragão Fashion – , e do primeiro canal de TV de moda on-line – o noar.tv/dragaofashion.
O DFB mais uma vez estabelece o diálogo entre artesanato, design e sustentabilidade. Além dos artigos da Casa do Dragão, destaque também para a abertura do evento, que acontece com desfile Conexão Solidária, projeto da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), que apresenta na passarela o resultado de um trabalho de artesanato aplicado ao produto de moda, desenvolvido junto às comunidades cearenses em estado de risco.
Além de ser palco de estilistas e marcas, o Dragão Fashion Brasil é reconhecido nacionalmente como incentivador dos novos talentos da moda brasileira. O evento conta com mais uma edição do Concurso de Novos, dando oportunidade a oito instituições de ensino de moda. Cada grupo selecionado desfilará sua coleção durante a 11ª edição do Dragão Fashion Brasil, integrando o line-up do evento e concorrendo ao prêmio definido pela comissão organizadora.
Fortalecendo sua parceria com o ensino de moda, o DFB promove ainda, em parceria com o Senac, o Dragão Pensando Moda. Ação voltada para alunos, professores, empresários e profissionais de moda, direcionando o olhar para as questões do conhecimento na atualidade, com palestras e mesas redondas para dividir experiências, discutir novas abordagens para a moda e abrir o contato direto com os principais profissionais do trade de todo o Brasil.
Concebido pela empresa de eventos Equipe de Produção, com Helena e Cláudio Silveira na direção, o Dragão Fashion Brasil sempre se preocupou desde suas primeiras edições a propor o diálogo da moda com a arte e cultura, realizando intercâmbio entre estilistas de todo o País, aproximando outras artes como cinema e música, apoiando e estimulando ações em benefício de comunidades que trabalham o design e o artesanato voltado para a moda.