Experiência de Marca

Semana da Embalagem reflete retomada do setor

O sucesso da 2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística, realizada de 22 a 26/03, refletiu a retomada do segmento no País. Indicadores dessa realidade foram as negociações realizadas e a quantidade e qualidade do público visitante - cerca de 34.397 visitantes - que estava focado em conhecer detalhes técnicos dos lançamentos apresentados, em fechar negócios e prospectar novos clientes.

O sucesso da 2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística, realizada de 22 a 26/03, refletiu a retomada do segmento no País. Indicadores dessa realidade foram as negociações realizadas e a quantidade e qualidade do público visitante – cerca de 34.397 visitantes – que estava focado em conhecer detalhes técnicos dos lançamentos apresentados, em fechar negócios e prospectar novos clientes.

2c2aa-semana-internacional-da-embalagem-impressao-e-logistica-2

Para o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP) da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Wilson Miguel Carnevalli, o evento tem papel fundamental na manutenção e, também, no aumento da carteira de clientes dos fabricantes de máquinas, que a longo prazo, representará uma continuidade em vendas e, consequente, crescimento para a empresa. “A maioria do público visitante era o decisor ou influenciador da compra nas empresas, o que significa geração de negócios imediatos ou futuros”, ressalta.

O presidente da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), Merheg Cachum, afirma que a feira impulsionou a retomada do setor e da economia. “Essa forte negociação que aconteceu entre expositores e empresas, de todos os tamanhos, de pequeno a grande porte, mostra que os empresários estão querendo investir para atender as demandas do mercado interno”, explica.

Dados da Abimaq reforçam a declaração do presidente da Abiplast, uma vez que, nos dois primeiros meses deste ano, o faturamento das máquinas para artigos plásticos teve alta de 127,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de R$ 68,40 milhões para R$ 155,57 milhões.

O setor de flexografia também está otimista. “O mercado flexográfico está respondendo novamente, embora com cautela, o que é natural. Mas os resultados da nossa feira de flexografia foram muito positivos. Para a maioria dos expositores, suas expectativas foram atendidas e, para muitos, até superadas”, ressalta Ana Carina Marcussi, presidente da Abflexo/FTA-Brasil (Associação Brasileira Técnica de Flexografia).

Com a participação de 372 visitantes do exterior, vindos de 34 países, a 2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística reuniu os principais lançamentos em máquinas e equipamentos e as inovações tecnológicas de 500 empresas, de 25 países, com destaque para a França que trouxe, pela primeira vez, um pavilhão exclusivo para companhias francesas e para três nações, Malásia, Hong Kong e Indonésia, que estrearam no evento. Nesta edição, 94 empresas fizeram sua estreia.

Considerado o mais completo evento do setor por reunir, em um único local, cinco importantes feiras da cadeia das indústrias gráfica e de embalagem: 7ª Brasilpack (Feira Internacional da Embalagem), 20ª Fiepag (Feira Internacional do Papel e Indústria Gráfica), 3ª Flexo Latino America (Feira Internacional de Flexografia), 3º Salão Embala Inovação e 2ª Brasil Screen & Digital Show (Feira Internacional de Serigrafia e Impressão Digital), o evento teve como destaque, ainda, o tema sustentabilidade.