A internet está cada vez mais móvel. As conexões feitas por meio dos aparelhos telefônicos colocam à disposição do usuário inúmeros serviços da web, com acesso a informações e interação em qualquer lugar. Hoje, sites, bancos, jogos, redes sociais e uma infinidade de conteúdos podem ser acessadas por meio do celular (mobile).
Os atuais aparelhos, como os Smart Phones e Palmtops, permitem a troca instantânea de informações. Esse tipo de tecnologia tem chamado a atenção de diversas empresas que buscam oferecer serviços ou, até mesmo, colocar em prática estratégias comerciais por meio destes canais. Segundo estudos da Juniper Research, a demanda por aplicações e serviços de web 2.0, por intermédio de acesso móvel à internet, deve movimentar mais de 19 bilhões de dólares em 2014.
Devido à importância do assunto, a segunda edição de 2010 do projeto “Quinta Digital” coloca em discussão a tecnologia mobile. Para falar sobre o assunto, o convidado é o Analista de Sistemas, Marcelo Oliveira, sócio da Takenet, que abordará o tema “Mobile 2.0 e Telco 2.0 – integrando mobilidade e telefonia à Web”. O encontro será no dia 08/04, às 19h30, no Espaço Catado de Ideias (Rua Alves Pinto, 295 – Grajaú), em Belo Horizonte (MG).
Segundo Marcelo Oliveira, a necessidade de mobilidade cresce a cada dia e as vantagens são inúmeras, pois o celular é pessoal, social e portátil. Além de tudo, é uma mídia de massa que está sempre ligada e a única com medição precisa de audiência. “Quando se pensa o celular como mídia, podemos perceber algumas características únicas que o diferenciam das outras. É uma mídia que possibilita a segmentação 1-a-1, mas, ao mesmo tempo, alcança grandes massas. A melhor vantagem do celular é que ele potencializa o efeito das outras mídias, permitindo a interatividade. São as características do mundo digital on-line, apresentadas no mundo real off-line, em qualquer lugar e a qualquer momento”, explica.
Neste contexto, a internet móvel para as empresas é uma questão de sobrevivência. De acordo com Marcelo, com o dinamismo do ambiente de negócios as empresas são forçadas a adaptar-se rapidamente às mudanças para tornarem-se mais competitivas. Entre as necessidades, está a crescente demanda por mobilidade, pois a disponibilidade constante é o conceito chave para a competitividade no futuro.
Na palestra, Marcelo fará demonstrações ao vivo sobre possibilidades de enquete via torpedo, torpedo de voz, moblogging, instalações multimídia interativas, entre outros. “A palestra será bem interativa, demonstrando como integrar mobilidade e telefonia à web e ao mundo off-line”, completa.