O Rio de Janeiro é a cidade olímpica brasileira, mas está perdendo eventos esportivos. Nesta semana, a Volvo Ocean Race vai anunciar que a cidade catarinense de Itajaí receberá a parada brasileira da regata de volta ao mundo. O evento será em 2012, no primeiro semestre, e deve receber os barcos no fim da quarta ou da quinta perna da competição.
Além da parada da regata de volta ao mundo, o Rio perdeu, no ano passado, uma etapa da Copa do Mundo de Natação. O evento estava confirmado, mas foi cancelado por falta de verbas. O cancelamento aconteceu após a escolha da capital fluminense como a sede das Olimpíadas de 2016.
A etapa brasileira da Fórmula Indy, disputada em circuito de rua em São Paulo, chegou, inclusive, a ser anunciada pelo site oficial da categoria, no Rio. A prova seria no Aterro do Flamengo, mas nunca foi confirmada.
No tênis, a cidade tentou receber, no ano passado, o duelo contra o Equador, pela repescagem do grupo mundial da Copa Davis, mas foi superada por Porto Alegre – no ano anterior, já tinha perdido para Sorocaba o duelo contra a Colômbia. No basquete, o Fim de Semana das Estrelas do NBB foi disputado no Rio de Janeiro na primeira edição, mas migrou para Uberlândia nesse ano.
No vôlei o fenômeno também se repete. No ano passado, a primeira fase do Grand Prix feminino de vôlei foi disputada na “Cidade Maravilhosa”. Neste ano, será em São Paulo. A seleção masculina, porém, vai jogar no Rio: o duelo contra a Coréia do Sul está marcado para junho, no Maracanãzinho.