A Suíça não possui grandes fabricantes de veículos, mas mesmo assim recebe um dos mais importantes eventos automobilísticos do mundo, o Salão Internacional de Genebra. Desde 1905 o Salão é realizado anualmente – só foi interrompido durante a Segunda Guerra Mundial – e, ao longo do tempo, virou referência para a exposição de carros-conceito. Mas neste ano, essa caracterização mudará um pouco.
A Volkswagen apresentou a minivan Sharan, entre uma de suas novidades no Salão de Genebra. A lista de apostas das montadoras, especialmente para o mercado europeu, é longa. Os modelos mais aguardados são Audi A1, Citroën DS3 Racing, Lotus Elise, Opel Meriva, Renault Wind, Volkswagen CrossPolo e Volvo S60, entre outros.
O sedã de luxo Volvo S60 está entre os carros mais esperados do Salão de Genebra. O motivo é o avançado sistema de segurança que detecta pedestres para evitar atropelamentos. A tecnologia é considerada uma das mais avançadas em segurança passiva. O sistema identifica os pedestres que passam na frente do carro e alertam o motorista. Se o condutor não reagir a tempo, automaticamente o veículo freia. Em velocidades abaixo de 35 km/h, a frenagem é total.
No mundo dos protótipos, aguarda-se a estreia do Porsche 911 GT3 R Hybrid, Peugeot SR1, Opel Flextreme GT/E, Citroën DS High Rider e Rinspeed UC.
A Porsche reservou para o Salão de Genebra três versões híbridas de seus esportivos, entre eles o 918 Spyder, apresentado como protótipo na feira.

De acordo com a marca, o veículo emite 70 gramas de CO2 por quilômetro rodado e tem o consumo de 33,3 km/l de combustível. Mas o modelo segue o DNA superesportivo da Porsche e acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e chega a velocidade máxima de 320 km/h, números que fazem dele mais rápido que o Porsche Carrera GT.
Um botão no volante permite ao motorista escolher entre quatro modos de direção diferentes. O E-Drive usa apenas força elétrica para operar o carro e percorre até 25 km. No modo híbrido, o 918 Spyder usa tanto o motor elétrico como o motor a combustão, dependendo das condições e exigências de direção, oferecendo desde economia de combustível a alta potência.
A Nissan apresentou na coletiva de imprensa no dia de ontem (02/03), o crossover compacto Juke. Para o mercado europeu, o carro será equipado com três opções de motores, sendo um 1.5 diesel, de 111 cavalos, e dois 1.6 a gasolina – um aspirado de 118 cavalos e outro turbo de 192 cavalos.

De acordo com a fabricante, o carro foi desenvolvido com o objetivo de ser uma alternativa para os consumidores de modelos compactos.
Depois de vazarem algumas imagens revelando a próxima geração do Sportage, a Kia antecipou as fotos oficiais da terceira geração do utilitário que foi apresentado oficialmente ontem (02/03), durante a abertura do Salão de Genebra à imprensa.
Dias antes da abertura do Salão de Genebra, a Audi divulgou fotos e informações oficiais sobre seu principal lançamento e uma das grandes novidades da 80ª edição da feira suíça: o compacto A1. O menor modelo da marca será equipado por dois propulsores TDI turbodiesel de 90 cv e 105 cv de potência que prometem menos consumo de combustível e redução de emissões de poluentes.

Antes mesmo do lançamento, a Audi fez muito estardalhaço em cima do novo modelo, com inúmeros teasers, jogadores de futebol passeando nele e o cantor Justin Timberlake como protagonista da campanha na mídia tradicional.
Entre os dias 04 e 14/03, os visitantes poderão conferir estes e mais uma série de lançamentos especiais. A organização aguarda mais de 700 mil visitantes até o fim da exposição.