Experiência de Marca

Balanço geral da Campus Party 2010

A organização da Campus Party Brasil 2010 divulgou o balanço geral do evento que reuniu comunidades de diferentes áreas da sociedade em rede no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, entre o dia 25 e 31/01. Esta foi a terceira edição brasileira do evento, criado há 13 anos na Espanha.

A organização da Campus Party Brasil 2010 divulgou o balanço geral do evento que reuniu comunidades de diferentes áreas da sociedade em rede no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, entre o dia 25 e 31/01. Esta foi a terceira edição brasileira do evento, criado há 13 anos na Espanha.

A fila formou-se rapidamente para o primeiro dia da Campus Party.

“Não é à toa que dizemos que a Campus Party é a maior festa física das redes sociais. Este é o terceiro ano do evento e os números se mostram impressionantes. É a energia do público que garante a longevidade de um encontro como esse, que se renova a cada ano pela própria disposição dos participantes em compartilhar conhecimento”, acredita Marcelo Branco, diretor geral da Campus Party Brasil.

Os números
Investimento: R$ 12,5 milhões
Patrocinadores e apoiadores: 64
Jornalistas e blogueiros cadastrados para cobertura: 1017
Visitantes na área Expo: 90 mil
Batismo Digital: 5 mil

Total de pessoas que circularam na arena de campuseiros: cerca de dez mil, incluindo os seis mil campuseiros, jornalistas, palestrantes, colaboradores, organização, patrocinadores, convidados e equipes de serviços

Números finais: produção e tecnologia!
Área total do evento: 45 mil m²
Cabos de rede: 40.000 metros
Cabos de friba ótica: 20.000 metros
Cabos de rede elétrica: 18.000 metros
Taxa de upload: 66%
Taxa de download: 44%
Visitas ao site oficial: 180 mil durante os sete dias do evento
Visitas ao blog oficial: 30 mil durantes os sete dias do evento
Pessoas envolvidas na organização e montagem: 900
Empregos indiretos: 2.700
Refeições servidas (refeitório): 30 mil, cerca de 13,5 toneladas de comida
Bebidas servidas (água ou refrigerante no refeitório): 5,4 mil litros
Papel higiênico utilizado: quase 50 mil metros

Conteúdos
Se a participação dos campuseiros foi fantástica, a escolha dos conteúdos disponibilizados certamente tiveram a sua parte neste processo. Confira alguns detalhes relativos a eles:
Número de atividades: 553 (cerca de 700 horas)
Inscritos por zona: Criatividade – 2.124 (35,4%), Inovação – 2.046 (34,1%), Entretenimento Digital – 1.188 (19,8%) e Ciência – 636 (10,6%)
Áreas com maior número de inscritos: Blog (19,1%), Desenvolvimento (18,2%) e Jogos (15,1%)

Perfil dos Compuseiros
Campuseiros acampados: 3.877
Homens: 4.448 (74,8%)
Mulheres: 1.552 (25,2%)
Menores de 18 anos: 480 (8%)
Entre 18 e 29 anos: 4.080 (68%)
Entre 30 e 49 anos: 1.200 (20%)
Maiores de 50 anos: 240 (4%)
Inscritos com computador: 3.900 (65%); destes, 76,2% com computador portátil
Por Estado: inscritos dos 27 Estados
Estados com maior número de inscritos: São Paulo (58%), Rio de Janeiro (17,2%) e Minas Gerais (9,6%)
Por país: 20 países, entre os quais Colômbia, México, Espanha, Suécia, Peru, Guatemala, França, Chile e Argentina;

O portal do evento recebeu a visita de 44863 ip’s únicos, que totalizaram 276.418 visualizações. Os números levam em conta os acessos feitos desde a primeira coletiva de imprensa, passando pela montagem da Arena até o encerramento do evento.

Foram colocados no ar até 12 canais simultâneos, e tudo isso só aconteceu graças a ajuda de todos os voluntários. Sua experiência e dedicação, unidos à chance de participar nesta oportunidade ímpar de transmissão pela internet, foram a grande razão deste sucesso.