Melhores 2009
A sustentabilidade marcou presença na maioria dos projetos de feiras e estandes neste ano que está terminando. E um bom exemplo foi o projeto desenvolvido pela GS1 Brasil que conquistou, em Maio o Prêmio de Sustentabilidade na categoria de estandes de porte médio da Feira Internacional de Negócios em Supermercados – Apas 2009.
Garrafas pet, resíduos de casca de alho e caixas vazias de papelão. Com esses materiais tão simples e que teriam ido para o lixo se não houvesse atenção para a importância da reciclagem, a GS1 Brasil montou seu estande na Apas 2009.
A GS1 Brasil esteve presente para divulgar a importância do código de barras e da identificação por radiofrequência (RFID) no controle e na rastreabilidade de produtos, e aproveitou a ocasião para difundir os conceitos de sustentabilidade que pautam seu cotidiano e suas ações.
Além de valorizar a reciclagem e o uso racional de matérias-primas, a GS1 Brasil deu destaque ao elemento humano: em um grande painel, estampou os rostos dos colaboradores da entidade e dos jovens com necessidades especiais que, todos os anos, se profissionalizam por meio dos cursos que a GS1 Brasil oferece em conjunto com as entidades parceiras.
Com a finalidade de estabelecer uma melhor comunicação com os visitantes, a GS1 Brasil fez uso de vários elementos diferenciados em seu estande, incluindo recursos visuais e interativos. Desse modo, foi possível mostrar os reflexos positivos proporcionados por essas tecnologias na gestão dos negócios e no atendimento ao consumidor, bem como explicar, de maneira simples, como funciona a cadeia de suprimentos que acompanha um produto desde a sua fabricação até a chegada ao consumidor final.
Com tantos atrativos e detalhes que evidenciavam um cuidado especial em sua elaboração, o estande da GS1 Brasil foi um dos mais concorridos da Feira, o que legitima ainda mais a premiação.
No buffet onde a GS1 Brasil oferecia lanches e petiscos aos visitantes, cada alimento trazia um código de barras na embalagem. Ao passar o produto pelo leitor óptico, o visitante podia ver, no visor, uma dica sobre algum dos serviços disponibilizados pela GS1 Brasil para os seus associados.
Isso permitiu divulgar de uma maneira simpática uma série de trabalhos de fundamental importância, tais como: assessoria técnica, cursos de capacitação, atividades do Núcleo de Empreendedores Visionários cujo foco é o atendimento às micros e pequenas empresas) e outras ferramentas de apoio.
Para que os visitantes entendessem como o código de barras integra todas as etapas da vida de um produto – da indústria ao carrinho de supermercado – a GS1 Brasil disponibilizou, em seu estande, um móbile que representava simbolicamente toda essa trajetória.