Experiência de Marca

30 - Dia da Navegação

Desde muito antigamente o homem vem desenvolvendo técnicas de navegação, para que fosse possível sua orientação nos deslocamentos que eram necessários.

O Dia da Navegação é comemorado em 30 de setembro. A navegação é a forma com que é planejada qualquer viagem de um ponto a outro, sempre focando no ponto de partida, traçando rotas para chegar ao destino final.

Desde muito antigamente o homem vem desenvolvendo técnicas de navegação, para que fosse possível sua orientação nos deslocamentos que eram necessários.

Povos como os gregos, romanos e egípcios já utilizavam de seus conhecimentos em relação ao vento, posição dos astros, bem como relevos e outras informações para orientação das chamadas naus, que eram as embarcações utilizadas na época.

Mesmo existindo técnicas de navegação terrestre, a navegação marítima ganhou mais destaque e importância, pois sempre representou maior risco e também desafios, que ajudaram no desenvolvimento de técnicas mais aprimoradas, com objetivo de exploração.

Na idade média foi inventada a bússola pelos chineses, que ajudou a impulsionar o comércio entre os povos, sendo possível uma navegação direcionada e mais precisa.

Hoje em dia já existem aparelhos portáteis que permitem localização precisa como o GPS, permitindo que sejam traçadas as melhores rotas, a pé ou em um veículo. Da mesma forma existem aparelhos ultramodernos que são utilizados em outros meios de transporte como aviões, navios e outros de uso militar que podem dar alta precisão, permitindo uma navegação mais rápida e segura.