MICE

Aracaju promove roadshow no Rio de Janeiro e Niterói

Expectativa é capacitar 180 agentes, operadores e guias de turismo sobre os encantos da capital sergipana

Uma ação realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) levou um pedacinho da capital sergipana para o Rio de Janeiro e Niteroi.

O Road Show Viva Aracaju chega à 6ª edição e termina hoje no Museu de Arte Contemporânea em Niteroi, capacitando 180 agentes, operadores e guias de turismo sobre Aracaju como importante destino turístico do Nordeste, que possui excelente infraestrutura e rede hoteleira para receber turistas de todos os segmentos e de qualquer estado brasileiro.

Leia também: Fórum Clia Brasil 2022 

O primeiro evento aconteceu no restaurante Fogo de Chão, no bairro Botafogo, o segundo com a equipe de agentes da Hotel Urbano. De outubro de 2021, quando as viagens da caravana foram iniciadas, até a primeira semana de julho de 2022, a comitiva sergipana, que conta com integrantes da ABIH-SE, de hotéis associados e da SEMICT, visitou 13 municípios de seis estados e do Distrito Federal, tendo capacitado cerca de 700 membros do trade turístico dessas localidades. A 5ª edição foi realizada de 4 a 7 de julho, em São Paulo, nas cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas.

A iniciativa parece acertada. Em Ribeirão Preto, por exemplo, a comitiva recebeu Moção de Congratulações e Aplausos da Câmara de Vereadores, honraria proposta pelo vereador Marcos Papa, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo da Casa Legislativa ribeirão-pretana. 

“Aracaju é um produto bom de ser vendido. Somos preparados para o turismo e temos despontado no Nordeste como uma excelente novidade. Além disso, tem a expertise da ABIH-SE na realização dessas capacitações, e nossa participação com a liberação dos recursos necessários para que nossa cidade seja divulgada de uma maneira muito profissional. E já estamos colhendo os frutos do trabalho que tem sido realizado”, afirma o secretário Jorge Fraga, da Semict.

Já para o presidente da ABIH, José Wilson dos Santos, o Road Show Viva Aracaju é um importante evento de divulgação da capital sergipana para todo o país, que tem sido muito bem-aceito nos locais onde é realizado. “A receptividade ao apresentarmos os atrativos turísticos de Aracaju tem superado nossas expectativas. Além disso, os atores do trade aracajuano e sergipano têm entendido, cada vez mais, que somente com união e conversão de esforços é que conseguiremos despontar e nos manter, nacional e internacionalmente, entre os destinos mais procurados. Temos tudo o que o turista busca, o que ele deseja, por isso tenho a certeza de que em pouco tempo estaremos em melhor posição no ranking nacional”, prenuncia.

Sergipe possui seis bacias hidrográficas, dentre elas as do Rio São Francisco e do Vaza-Barris (esta última banhando Aracaju e já utilizada para esportes e competições náuticas, como o Stand Up Paddle). Com o retorno das atividades do Centro de Convenções, a cidade voltará a assumir o posto de capital nordestina do turismo de eventos, especialmente o de negócios e os de cunho científico.