MICE

Abrafati define datas para edição Show 2023

Encontro de negócios do setor de tintas celebra parceria com NürnbergMesse Brasil

Dias 21 e 23 de novembro são as datas escolhidas pela Abrafati para promover seu Show em 2023, no São Paulo Expo. E promete muitas novidades e oportunidades de negócios para a indústria de tintas

No mês de junho passado, a 17ª edição do Abrafati Show foi a primeira reunião das indústrias de tintas realizado com a coorganização da NürnbergMesse Brasil – uma das maiores promotoras de eventos do mundo – e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI). O Congresso Internacional de Tintas e a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas atraíram quase 11 mil visitantes, que proporcionaram uma visitação total de 13 mil para o Show.

Leia também: Abav Travel SP confirma Águas de Lindóia como destino para 2023

Cerca de 140 expositores puderam mostrar as novas tendências e tecnologias do setor, além de fechar parcerias, abrir novas oportunidades e discutir projetos. Neste ano, o Abrafati Show contou pela primeira vez com a Rodada de Negócios, que movimentou em duas horas R$ 15,1 milhões. Foram 224 reuniões, nas quais 75 empresas convidadas puderam conversar em um espaço reservado e propício à consolidação de contratos. “Tivemos a oportunidade de levar essa iniciativa da NürnbergMesse Brasil para o setor de tintas. Depois de quase três anos sem o evento presencial, criamos um espaço ideal para novos negócios”, afirmou João Paulo Picolo, presidente da promotora.

Fábio Barbosa, diretor do negócio de solventes da Braskem, empresa que tradicionalmente marca presença nos pavilhões do ABRAFATI SHOW, conta que já se prepara para o evento de 2023. “Eu achei esta edição muito boa e movimentada. As empresas trouxeram muitas informações interessantes e inovações. Vamos voltar para a próxima edição”.

Para Marcelo Amaral Leite de Macedo, diretor comercial da Sintequímica do Brasil, o saldo de três dias de pavilhão foi mais do que positivo. “Achamos extremamente importante apresentar nossos produtos no evento, pelo fato de ser o maior da indústria e reunir praticamente todo o tipo de matéria-prima para a fabricação de tintas”, disse. “Além disso, tivemos a possibilidade de encontrar os clientes do mundo todo”.

Esse sentimento foi compartilhado por Sandra Mori, gerente de marketing da Rhodia. “Ficamos muito felizes com o sucesso do evento. Reencontramos clientes depois de mais de dois anos, tivemos uma integração maior e apresentamos nossos lançamentos”.

Paralelamente à exposição, foi realizado o Congresso Internacional de Tintas, um dos mais importantes do mundo, que contou com 22 patrocinadores. Nos três dias de evento, foram 90 conferências técnicas, divididas em 15 sessões, que aconteciam simultaneamente em cinco diferentes salas.

O foco principal deste ano para a escolha das palestras que compuseram a programação foi: inovação, sustentabilidade, produtividade e a qualidade dos produtos. Com base nesses critérios, os temas foram selecionados por um Conselho Técnico-Científico. “A metodologia da escolha sempre é focada no aspecto técnico para trazer novas tecnologias e novos insights do que está se discutindo no mundo. Por isso, há muitas palestras sobre ESG e sustentabilidade, que abordam, por exemplo, materiais de fontes renováveis”, destacou Wiliam Saraiva, um dos integrantes do Conselho.

Na edição deste ano, participaram profissionais do Brasil, bem como dos Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Espanha, Alemanha, Holanda e Suécia, entre diversos outros países. “Nossa equipe técnica acompanhou o congresso e foi muito positivo, conseguimos nos atualizar sobre a indústria global”, explicou Fábio Barbosa, diretor da Braskem.

“O congresso foi sensacional. Excelente trabalho nestes três dias com uma grade muito bem-feita. Tivemos mais de 1.500 participantes. É um público bastante significativo e gabaritado. Tínhamos sempre na abertura de cada dia um palestrante de destaque”, disse o presidente-executivo da ABRAFATI, Luiz Cornacchioni.