Quando você entra em uma loja para olhar, há uma grande possibilidade de que você experimente alguma roupa. As lojas estão cada vez mais experienciais à medida que as marcas buscam fazer o consumidor se sentir confortável.
Essas marcas buscam reter seus consumidores no ponto de venda, oferecendo uma experiência de consumo diferenciada e personalizada.

No-entanto, os espaços físicos têm que fazer muito mais, principalmente na Era pós-Coronavírus, se não quiserem ser engolidos pelo mundo do e-commerce.
Nesse contexto, existem aqueles que buscam criar uma experiência de compra única com opções como, por exemplo, provadores inteligentes; esta forma inovadora de atrair clientes para os estabelecimentos físicos e potenciar a interação com o consumidor e as vendas.
Este conceito oferece aos clientes a possibilidade de gravar os seus testes de roupa, de ver no espelho como ficaria uma mesma roupa em cores diferentes, de comparar diferentes peças de roupa e de as partilhar com os amigos através das redes sociais ou email.
Do espelho à compra
As lojas físicas também querem usar novas tecnologias e há anos tentam aproveitar as mesmas vantagens que a internet vem utilizando.
Esses testadores interativos vão um passo além. Em sua versão mais moderna, não é preciso se despir para ver como ficará a roupa. Por esse motivo, eles são coloquialmente chamados de ‘espelhos ou testadores inteligentes’ e funcionam com realidade aumentada.
Essencialmente, a função de um vestiário inteligente é a seguinte: Quando um cliente entra no espaço, o espelho reconhece automaticamente as roupas escolhidas por meio do chip RFID incluído.
RFIDs, aliás, são aquelas etiquetas autoadesivas com tecnologia de radiofrequência que cortamos ao sair da loja, uma versão aprimorada do clássico código de barras.
A partir do ecrã, por meio de uma interface táctil, podemos pesquisar os diferentes modelos de cada peça: Tamanhos, peso, cor, até sugestões de acessórios adicionais que combinam.
Além disso, quando o sistema não está sendo utilizado, funciona como um espelho normal ou exibe uma galeria de vídeos e fotos, servindo como suporte visual e documental.
Existem diferentes tipos de testadores inteligentes no mercado. Assim, podemos falar, por exemplo, de vestiários virtuais, que utilizam a tecnologia 3D e a realidade aumentada de forma que: Graças a um software com scanner detectam o contorno da pessoa.
Eles nos permitem mostrar as roupas virtuais selecionadas para ver como ficam e até mesmo tirar uma foto para salvar ou compartilhar.
Adicione as peças ao cesto, faça uma compra on-line e conclua o processo de compra com um código QR.
Algumas funcionalidades entre os testadores inteligentes são, por exemplo, a possibilidade de traduzir o conteúdo em diferentes idiomas. A propósito, nenhum testador inteligente tem câmeras. Portanto, os clientes podem ter total tranquilidade de que sua privacidade está protegida.
Outra experiência de compra com estes provadores digitais é a possibilidade de encomendar outro tamanho ou cor sem ter de sair do provador.
Quando fazemos a solicitação, os funcionários que possuem smartwatch recebem um aviso com a solicitação para poderem levar a nova peça solicitada ao vestiário.
Marcas com testadores inteligentes
Algumas marcas vêm incorporando essa tecnologia inovadora em suas lojas físicas há anos. Por exemplo:
– A Polo Ralph Lauren implementou em seu estabelecimento na Quinta Avenida, o Oak Fitting Room, sua própria versão de provador inteligente com várias configurações, como a opção de traduzir o conteúdo em 5 idiomas.
– A Zara estreou seus primeiros provadores inteligentes.
– A Mango desenvolveu em 2018 um espelho nos testadores que funciona como um tablet.
– A Gucci lançou seu próprio aplicativo de RA, que permite que as pessoas “experimentem” tênis sem ir a uma loja.
– A H&M Beyond investe em seu provador virtual que permite ao cliente experimentar individual e digitalmente o “look” exato, de forma rápida e fácil.
Os provadores inteligentes passam a ser um espaço híbrido, uma ponte entre o conforto e a acessibilidade da casa e as virtudes do comércio profissional.