
Eu-tenho uma boa e uma má notícia para quem trabalha com eventos. Nunca na história tivemos este cenário:
– Proibição de eventos
– Acesso à internet
Elimine o julgamento, porque este texto não tem a ver com eventos virtuais. Ele é sobre sua carreira em eventos.
Eu já explico as vantagens, mas antes, está claro que o mercado de eventos está mudando. Sim ou não?
Quando os eventos começarem a voltar, os orçamentos serão mais apertados e as agências terão que trabalhar mais do que nunca para apresentar o ROI.

Fazer-eventos à moda antiga, não vai ter mais espaço em muito pouco tempo. E só tem um jeito de sair na frente: Confiar nos dados.
Para explicar as vantagens, quero te convidar a pensar em um resort conhecido onde acontecerá um treinamento que na última noite terá uma banda para a confraternização… Quantos de vocês acham que a escolha da banda foi baseada em opiniões pessoais?
Quem trabalha com evento sabe que a decisão vem do cliente. E quem paga a conta sempre teve razão. Estamos acostumados com isso.
Estou falando de investimentos de milhões de Reais baseados em opiniões subjetivas, sem metrificar o que funciona e o que não valeu a pena, para não repetir os erros.
Mas isso está mudando!
Agora, seus clientes precisam de vocês. A inteligência de dados para tomada de decisões mais assertivas para justificar a verba de marketing e custos com evento.
Isso significa que profissionais de eventos terão uma habilidade injusta que vai eliminar quem planeja o evento no método tradicional.
As experiências serão CUSTOMIZADAS usando os DADOS coletados sobre o comportamento e as preferências dos convidados e participantes.
Se você pudesse acertar a bebida que seu convidado gosta, o influencer que mais engaja, o menu do seu público, a banda que o público do evento gosta. Você usaria esse superpoder? Tudo é escolhido para acertar!
Mesmo com futuro incerto, a revolução virtual provocou mudanças de longo prazo nos eventos. Se você quer sair na frente dos concorrentes e dar boas vindas ao novo mundo de eventos, comece estudando e contratando especialistas em termos como:
-Big Data
-Power BI
-Inteligência de Dados
-BI
-DDDM
A má notícia é que ainda as pessoas não perceberam a porta desconhecida que se abriu para o nosso mercado de eventos.
Seja corporativo, social ou treinamentos, todos os eventos podem se aproveitar deste recurso.
Um bom exemplo disso tudo é o incrível caso da Netflix. Eles conseguiram acertar de primeira o lançamento da série “House of Cards” usando DADOS enquanto concorrentes passam a vida na base da tentativa e erro.