Experiência de Marca

Renase vai além da crise e se consagra referência nacional

Até o final de 2019, a agência colecionava cases de sucesso em produção, logística, viagens de incentivo, estandes e muito mais.

O mês de dezembro consolidou um dos anos mais desafiadores para a Renase. A agência comemorou, em 2020, três décadas de existência, tendo conquistado espaço de destaque junto ao mercado de live marketing.  

Até o final de 2019, a agência colecionava cases de sucesso em produção, logística, viagens de incentivo, estandes e muito mais. A pandemia, porém, alterou bruscamente os planos que haviam sido traçados ao final de um ano tão produtivo e lucrativo.

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“Ninguém imaginava. A verdade é que ninguém imaginava a dimensão que aquela situação tomaria, muito menos com aquela velocidade.” conta Rodrigo Stocco, sócio-diretor da Renase, ao relembrar dos primeiros três meses de 2020. 

Rodrigo-Stocco.

Stocco tem 43 anos. Desses, ao menos 12 dedicados à Renase.  “O impacto, quando veio, nos afetou diretamente. Ali, eu tinha certeza de que nosso mercado seria o primeiro a ser afetado e o último a se recuperar.”, diz.

Tão logo, a Renase adotou o regime de home office e fez adaptações radicais nas rotinas de seus colaboradores, procurando uma adaptação rápida ao novo e incerto cenário. 

“Eu sabia que tudo poderia mudar de um dia para o outro. Naquela altura, isso era certo. Minha primeira luta ali foi para que o espírito de união da Renase permanecesse intacto. Ou, se mudasse, que fosse para se fortalecer.”, prossegue. 

Com isso em mente, Stocco, junto a seus coordenadores de equipes, começaram um verdadeiro circuito de reuniões, dividindo o time Renase em células responsáveis por soluções. O objetivo era, por meio do investimento em criatividade, preservar o contato entre as pessoas, naquele momento totalmente remoto.

Surge daí a ideia de recuperar o formato híbrido. A modalidade não é exatamente uma novidade. Não contava, porém, com tanto espaço, em especial mediante ao boom de eventos tradicionais e inaugurações de mais e mais espaços destinados exclusivamente para eles.

Mas, afinal, qual a diferença? Um evento tradicional conta unicamente com a presença física de seus participantes. O digital, por sua vez, traz a presença remota, com participantes conectados. 

O híbrido é a fusão perfeita entre ambos, sendo uma modalidade versátil e incrivelmente adaptável, fatores que a tornaram uma ferramenta poderosa na pandemia enfrentada pelo mundo.

Esse foi o principal insight das recém-criadas células de inovação da Renase, que reuniram colaboradores de todos os segmentos da empresa, sem exceção. 

Nasce aí a “Renase Tudo Novo de Novo”, evento que reuniu experiências diversas, tanto presencialmente, como digitalmente. 

A diferença foi na série de investimentos feitos em segurança, visando atender ao que há de mais rigoroso em higiene na comunidade internacional. 

O evento reuniu clientes, ofereceu conteúdo e perspectiva, entretenimento e uma nova palavra de ordem para um mercado tão combalido e sem esperanças. Tudo Novo de Novo foi um verdadeiro fôlego, trazendo à tona o poder do híbrido, com reconhecimento.

Tudo Novo de Novo contou com 2.200 pessoas inscritas na plataforma. Dessas, ao menos 1.800 acompanharam todo o evento.

Presencialmente, o evento contou com 35 clientes convidados. A divulgação traz dados ainda mais impressionantes: foram 210.600 pessoas impactadas pela comunicação proposta nas mídias sociais, ao longo de 60 postagens e stories. 

Para gerar ainda mais engajamento, a Renase realizou um sorteio junto ao Hotel Tauá, contando com a participação de mais de 5.000 pessoas. Além de 16 Estados brasileiros, o evento foi assistido por pessoas em outros três países.

Em virtude da pandemia, a Renase desenhou um protocolo de segurança próprio, alinhando o que havia de mais moderno e eficiente em convenções sanitárias internacionais, de experiências bem-sucedidas em outros países até parâmetros estabelecidos pela OMS. 

A partir daí, a agência acionou sua própria expertise em  eventos. O credenciamento, por exemplo, foi pensado de maneira inteligente, com medição de temperatura, distribuição de álcool gel e orientações bem sinalizadas. 

A mobília, por sua vez, respeitou os limites do distanciamento social, considerados ainda na montagem e no trânsito entre pessoas, também rigorosamente controlado.

Assim, ficou garantido que mais de 200 pessoas, entre clientes, staff, fornecedores, etc, pudessem participar direta e indiretamente da montagem, valendo lembrar que não houve um caso sequer de contaminação.

Ao final, a agência entregava o que seria o evento pioneiro na modalidade híbrida do cenário nacional.

A partir daí, a Renase desponta no mercado como agência especializada no híbrido e digital, além da já bem-sucedida trajetória com eventos tradicionais. 

O poder de encantar, grande diferencial da empresa, foi expandido para novas formas, formatos, cores, sons e possibilidades. Prova disso veio a seguir, com a entrada de novos clientes e uma surpreendente recuperação ainda no final do primeiro semestre do ano.

Ao mesmo tempo, a agência investiu esforços em suas mídias sociais. O departamento já existia anteriormente, tendo ganhado mais relevância ainda em 2019. 

No seguinte, as mídias da Renase ganham uma nova persona e desenvolvem um formato único para se comunicar com sua audiência, formada hoje não só por profissionais de eventos, parceiros e fornecedores, mas também por estudantes e demais pessoas interessadas em ingressar no mercado. 

A demanda, que parecia seguir uma tendência de compressão até abril, voltou a crescer, com a adesão rápida de briefings, novos jobs, e, principalmente, um novo escopo de trabalho.

Ao todo, foram mais de 165 eventos ao longo do ano, com um portfólio repleto de grandes nomes, como Gomes da Costa, Total Lubrificantes, Achè, Senai/Sesi e IEL, Termo Fisher, Stockfarma e muito mais. 

Por intermédio da experiência Tudo Novo de Novo, mais de 35 novos clientes, como Raízen, Bradesco, Halexistar, Bauducco, dentre muitos outros.

“A gente tem algo muito nosso aqui. Falamos muito em pés no chão, em olhar após a curva, em pensar no depois, em planejamento. Mas, a gente se permite sonhar. A Renase investe em mentes criativas, naquelas ideias que parecem de outro mundo. Aqui elas têm espaço.”, continua Stocco.

Com um ano atípico, a Renase entrega seus balancetes com um rendimento bem acima do projetado para um ano de crise. Agora, a empresa se prepara para 2021, avaliando os diversos cenários considerados para uma saída da pandemia, ou não. 

É certo, porém, para a diretoria da agência, que as mudanças que vieram em 2020 serão permanentes. Agora, a Renase segue com núcleos de desenvolvimento voltados exclusivamente para a criação de soluções e perspectivas de futuro, avaliando sempre o que há de mais moderno em tecnologia disponível. 

Do ponto de vista econômico, a empresa se prepara para um eventual baque que ainda será vivido em cenário nacional. 

“Esse é o maior desafio enfrentado pela humanidade no século. É inconsequente dizer que irá embora logo, ou que será sanado milagrosamente, mesmo após a chegada das vacinas. Estamos mais preparados hoje do que estávamos no começo de 2020. E mais sonhadores, também. Tudo pode mudar, absolutamente tudo, menos o sonho.”, conclui Rodrigo Stocco.