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Tendências para agradar os novos consumidores

Para se adaptarem ao novo normal, empresas e marcas devem estabelecer diferentes estratégias de marketing.


A nova realidade, sem dúvida, será acompanhada por um novo cenário, onde consumidores, consumo e marcas se combinarão para apresentar uma dinâmica muito diferente daquela que ocorria antes da pandemia.

Para se adaptarem ao novo normal, empresas e marcas devem estabelecer diferentes estratégias de marketing, focadas no cliente, com o intuito de que sejam uma solução para o futuro e que os consumidores se tornem algo mais acessível.

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Nesse contexto atual, é fundamental que as empresas entendam os consumidores para oferecer um bom serviço. É fundamental que elas adaptem suas comunicações aos novos perfis de consumidores nascentes, a personalização será um tema necessário a ser desenvolvido pelas empresas.

Algumas-tendências que as empresas devem entender

Um dos tópicos que as empresas devem começar a entender é que o consumidor mudou, até a personalidade dessa nova entidade está em formação.

De acordo com pesquisa realizada pela Selligent El Consumido Conectado 2020, constatou-se que as principais mudanças no novo consumidor incidiram sobre a frequência e os canais que eles usam para consumir.

Por exemplo, o consumidor faz compras on-line todas as semanas, 36% de acordo com a pesquisa e 22% fazem compras on-line mensalmente.

De acordo com a pesquisa, 39% dos usuários esperam fazer compras híbridas, combinando a experiência da loja física com o investimento on-line. Apenas 28% decidiram fazer compras on-line, exclusivamente.

Outro fator que vai mudar é a forma como as marcas devem se adaptar à mensagem e às sensibilidades dos consumidores.

De acordo com esta pesquisa, as empresas focaram suas mensagens publicitárias em sentimentos de carinho e incentivo, o que já cansa os consumidores, 25% consideram essas mensagens desnecessárias e uma perda de tempo.

Embora o excesso de e-mails que recebem das empresas também comece a ser um problema para os consumidores, 39% dos compradores decidiram cancelar a assinatura dos canais de comunicação com as empresas nos últimos seis meses.

Essas são algumas tendências que marcas e empresas terão que levar em conta para se adaptarem ao novo normal.