MICE

Redescubra o Rio une os principais atrativos da cidade

A iniciativa inédita marcou a reabertura conjunta dos equipamentos ao público no sábado (15/08), com exceção do Jardim Botânico, que está funcionando desde 09/07.

Os detalhes da ação promocional foram anunciados juntos com todas as recomendações de higiene, com a presença dos CEOs dos atrativos no dia 15 de agosto.

Estiveram no evento Pablo Mórbis, do Grupo Cataratas, responsável pelo AquaRio e Paineiras Corcovado; Sandro Fernandes, do Bondinho Pão de Açúcar; Fábio Bordin, da Rio Star; e Sávio Neves, do Trem do Corcovado.

Mais sobre turismo no Brasil e no Exterior aqui.

Leia também: Covid-19: Turismo brasileiro já deixou de faturar R$ 153,8 bi.

O encontro também contou com a presença da secretária Especial de Turismo e Legado Olímpico da Prefeitura do Rio, Camila Sousa; da secretária de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Homem de Carvalho; e da presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Ana Lucia Santoro.

A divulgação foi mediada por Pedro Guimarães, presidente da Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins – Apresenta Rio.

Com os descontos, será possível conhecer ou revisitar o AquaRio por R$ 49,90. No Bondinho Pão de Açúcar, os bilhetes custarão R$ 52,20 para adultos e R$ 26,10 para crianças, apenas para compras no site oficial, onde também pode ser conferido o regulamento da promoção.

No Cristo Redentor, a visita será possível por valores a partir de R$ 21,50. O bilhete para a Rio Star poderá ser comprado por R$ 49,00. Já no Jardim Botânico, o valor do ingresso com desconto de 30% é de R$ 10,50 (não vale para meia-entrada), e a compra poderá ser feita apenas na bilheteria, em dinheiro. A visita deve ser agendada previamente no site da instituição.

O benefício oferecido pela campanha Redescubra o Rio será válido para todos os moradores do estado e poderá ser adquirido nos sites dos equipamentos.

Para receber o público no padrão exigido pelas Regras de Ouro da Prefeitura do Rio, que segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os equipamentos seguirão o mesmo protocolo de segurança. Irão operar com capacidade reduzida, como forma de evitar aglomeração.

Em todos os atrativos, foram instalados dispensers de álcool 70%; sinalização sobre a importância de manter a higiene pessoal e sobre o distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas nos ambientes, principalmente em filas. 

Todos os ambientes e superfícies de contato serão regularmente higienizados. Os protocolos adotados serão comunicados ao público durante a visita. Essas medidas cumprem as regras estabelecidas também pelos governos federal e estadual.

Com o apoio da Secretaria Especial de Turismo e Legado Olímpico, da Prefeitura do Rio, a iniciativa tem como objetivo possibilitar que moradores do Estado do Rio descubram ou redescubram os lugares que o mundo inteiro gostaria de conhecer de forma segura, com todos os protocolos de segurança sanitária para visitantes e funcionários.

Para os CEOs dos atrativos, a parceria inédita representa um esforço conjunto para que as pessoas se sintam seguras para voltar a desfrutar de experiências ou visitar pela primeira vez os lugares do Rio de Janeiro que encantam o mundo. “É uma oportunidade única para aproveitarem o Rio com mais exclusividade.”, dizem.

Para a secretária de Turismo e Legado Olímpico, Camila Sousa, a iniciativa tem muita importância para o setor de turismo. “A campanha apresentada é fruto de um esforço conjunto para um tema tão presente na vida dos moradores do Estado do Rio como o turismo. Essa parceria inédita entre a iniciativa privada e o poder público, através da construção de uma agenda comum, é vital para a recuperação do setor, uma das atividades mais impactadas pela pandemia mundial.”

“Ao reabrirmos as principais atrações cariocas de forma conjunta, com absoluta responsabilidade e seguindo as Regras de Ouro estabelecidas pela Prefeitura, além de todos os protocolos de segurança específicos, pudemos unir nossas forças e trazer uma melhor campanha para os residentes no Rio de Janeiro. O dia de hoje é um marco no turismo mundial, completou Camila Sousa.”

A secretária de Turismo do Estado, Adriana de Carvalho Homem, também comenta a importância da união entre os atrativos para o setor.

“Acreditamos que a união realizada pelos principais pontos turísticos da capital, com a reabertura coletiva e oferecendo descontos, será essencial para motivar os moradores, não só da cidade, mas de todo o Estado, a conhecer ou a revisitar os atrativos do Rio de Janeiro.”, diz a secretária Adriana de Carvalho Homem.

Adriana ainda reforça que o selo Rio de Janeiro Turismo Consciente é obrigatório para o cadastro do equipamento turístico na #RedescubraORio. “Isso garante a segurança dos visitantes e funcionários, essencial para uma retomada consciente e mais segura.”, finaliza.

A presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico comenta o simbolismo da campanha Redescubra o Rio para o turismo local e faz um balanço do primeiro mês de reabertura do parque.

“Recebemos cerca de 25 mil visitas nos últimos 30 dias. Esse resultado mostra a confiança do público nas medidas adotadas pela instituição para proteger a saúde dos visitantes e das nossas equipes. E participar da iniciativa Redescubra o Rio é uma forma de ampliar o acesso, para o público de todo o estado do Rio de Janeiro, ao lazer, à contemplação e ao conhecimento que o Jardim Botânico proporciona.”, diz Ana Lucia.

O presidente da Associação Apresenta Rio, Pedro Guimarães, compartilha do mesmo pensamento. “É um momento importante de união e integração que resulta nessa campanha inédita de promoção e de mobilização pelo Rio. É uma ação de retomada, construída em parceria, em que a Apresenta atuou unindo os atrativos e os governos em prol dos moradores do estado do Rio. Estamos orgulhosos dessa iniciativa.”

A campanha Redescubra o Rio está aberta à adesão de todas as atrações turísticas da cidade. O site oficial da campanha  será sempre atualizado com os novos parceiros.

Os descontos de 30 a 50% de desconto serão aplicados nos ingressos de cada um dos atrativos turísticos participantes, que serão válidos para visita apenas ao respectivo equipamento. 

Para obter o ingresso da campanha, o visitante morador de qualquer cidade do Estado do Rio de Janeiro precisa apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. O regulamento já está disponível no site da campanha.