Assim como o futebol, a fabricante de pneus tem em seu DNA uma forte ligação com a eficiência, com a performance, com o dinamismo e com o trabalho em equipe.
Os expressivos resultados de audiência e de exposição de marca obtidos pela Continental como principal patrocinadora da Copa do Brasil deste ano, levaram a fabricante alemã de pneus a anunciar a renovação de seu patrocínio de naming rights para a edição 2019 do torneio.
Integrante de um dos maiores grupos sistemistas do planeta, a Continental é hoje o quarto maior fabricante de pneus do mundo e líder absoluta de mercado na Alemanha.
Ocupando posição de destaque na estratégia de comunicação da marca com o mercado brasileiro, a Copa Continental do Brasil, considerada a mais democrática competição do calendário do futebol nacional, se mostrou extremamente eficaz em ampliar o reconhecimento da Continental no país.
“Tínhamos a bem-sucedida experiência de patrocínio de três edições de um evento global de porte, a Copa do Mundo da FIFATM, que tem curta duração e é realizada em poucas cidades. Mas a nossa estratégia de patrocínio migrou dos grandes eventos globais para eventos regionais de expressão. E a Copa do Brasil, por sua capilaridade, nos pareceu o torneio ideal para apoiar nosso projeto de ampliação de brand awareness e de aproximação com nossos clientes regionalmente, utilizando como pano de fundo o futebol, a grande paixão do brasileiro.”, explica Renato Sarzano, vice-presidente da Continental Pneus Mercosul.
A primeira experiência mundial de naming rights com a Copa do Brasil ocorreu em 2016, após a empresa ter aderido como patrocinadora nas Oitavas-de-Final no ano anterior. “Foi quando compreendemos a abrangência e a visibilidade proporcionada por um evento com mais de 100 partidas distribuídas ao longo de nove meses.”, complementa Sarzano.
Apenas este ano, a cobertura do torneio em emissoras de TV, jornal e websites proporcionou à Continental mais de 111 mil aparições, 124 horas de exposição em TV (entre jogos e reportagens), o que representa 28% do total da exposição entre todos os patrocinadores do evento, segundo o instituto.
A Copa Continental do Brasil registrou em 2018 mais de 680 horas de transmissões em TV. A audiência é outro fator que comprova a eficácia do campeonato: foram mais de 89 milhões de indivíduos acumulados.