Experiência de Marca

Projeto itinerante tenta combater fake news

O objetivo do projeto é estimular o máximo possível de pessoas em prol da causa: "Combater a desinformação".

O objetivo do projeto é estimular o máximo possível de pessoas em prol da causa: "Combater a desinformação".

Informações falsas têm 70% mais chances de viralizar do que notícias verdadeiras e alcançam muito mais gente, segundo estudo realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.

Diante deste cenário preocupante, um grupo de empresas e veículos de comunicação criou um projeto inovador: Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News, uma carreta de cerca de 15 metros de comprimento que percorrerá por quatro regiões de São Paulo (Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo) e Capital paulista no período de 6 de novembro a 16 de dezembro.

Dentro da Unidade Móvel, o público poderá conhecer mais sobre o termo “Fake News” e como elas se propagam e disseminam inverdades, causando terríveis consequências.

Para impactar as pessoas e incentivá-las a participar, haverá quizzes gamificados, valendo pontuações e a entrada no "Escape The Fake", jogo de fuga com enigmas jornalísticos.

Projeto movel off line tenta combater fake news on line  (arte:trukvam)

Especialistas em checagem de fatos, jornalistas e autoridades dos mais diversos assuntos participarão de debates na carreta e ficarão à disposição para esclarecer dúvidas da população sobre temas variados.

Entre as pautas confirmadas, destaque para “Mitos e verdades sobre Raul Seixas” no dia 10 de novembro, das 16h às 17h, com as participações de Sylvio Passos, amigo do cantor baiano e fundador do Raul Rock Club, fã-clube oficial do Maluco Beleza, e do escritor Leonardo Mirio, autor do livro “Raul Nosso de Cada Um”.

As rádios Bandeirantes e BandNews FM transmitirão alguns programas ao vivo direto da Unidade Móvel.

O projeto Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News  conta com patrocínio da Anhanguera Educacional por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

A ação itinerante tem o apoio institucional da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e parceria da Comunicação Integrada, Boatos.org e UOL.