O Makro Atacadista tem a sustentabilidade como um pilar importante de sua operação. No último ano, a rede investiu fortemente em diversas frentes e ações para cada vez mais ter uma operação sustentável e preocupada com o meio ambiente e com a comunidade.
Uma das ações foi a parceria com a Reciclus, que realiza a logística reversa das lâmpadas (Política Nacional de Resíduos Sólidos), firmada em setembro de 2017.
A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa, envolvendo toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu uso, oferecendo uma destinação final ambientalmente adequada. Todos os clientes e colaboradores do Makro poderão participar da ação, levando suas lâmpadas usadas até as lojas participantes.
57 lojas do Makro já possuem coletor de lâmpadas e a previsão é que mais 16 lojas comecem a participar do projeto até o final do ano. Todas as lâmpadas coletadas serão destinadas de forma correta para Reciclagem.
"O Makro tem hoje a sustentabilidade em todos os processos como um de seus pilares e vem buscando, nos últimos anos, uma eficiência maior em consumo de energia, água e outras práticas que geram economia e menor emissão de poluentes. Esse é um passo importante que a companhia está dando no sentido de trazer a sustentabilidade como prática do nosso negócio e colaborar para um futuro mais sustentável" afirma Marcos Ambrosano, presidente do Makro Atacadista.
Em apenas um mês de ação (dezembro 2017 a janeiro de 2018) nas lojas já foi coletado 51,7kg em lâmpadas, o que estima mais de 340 unidades, pois o peso médio da lâmpada é de 0,150Kg. A expectativa que em um ano seja coletado em todas as lojas participantes mais de 3 mil quilos de lâmpadas ou seja, 20 mil unidades.