Quem nunca se notou curioso ao ver uma distribuição de amostras grátis no mercado ou de brindes na rua? A tentação em se aproximar para saber o que está sendo oferecido chega a ser irresistível.
O nome disso é Sampling, termo usado para dar nome às ações de distribuição de amostras, descontos ou cupons ao público-alvo, uma ferramenta de forte impacto que promove visibilidade para as marcas, além de criar laço de empatia e significado com o consumidor.
E, embora seja uma prática já bastante familiar ao mercado, funciona muito bem para promover o produto ou ampliar o número de pessoas que o conheçam, reforçando sua imagem e aumentando seus consumidores. Bem trabalhado, o sampling é uma técnica com excelentes resultados em lançamento e promoção dos mais variados tipos de produtos.
Um dos requisitos prévios de qualquer ação do gênero é a identificação do público-alvo, o que requer preparo e planejamento cuidadosos. Na TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, essa máxima é seguida à risca em respeito não apenas a quem contrata o serviço, mas também ao consumidor, cada vez mais preparado e bem informado.
A experimentação faz com que os cinco sentidos sejam estimulados, qualquer que seja o produto distribuído. O fato é que as amostras estabelecem relações muito relevantes com seus potenciais clientes, que acabam prestando mais atenção à marca, auxiliando em sua ativação e associando-a à generosidade e à confiança. Pesquisas de mercado apontam que o sampling reduz consideravelmente o tempo que demora um cliente em realizar a primeira compra do produto promocionado.
Outra iniciativa que vem sendo muito utilizada pelas empresas é o marketing olfativo, que tem como objetivo criar um vínculo emocional entre consumidores e marcas. Algumas redes de lojas possuem o mesmo aroma e isto faz com que os clientes criem uma memória.
“As ações de sampling devem, necessariamente, ser interativas de modo a estimular a compra. Utilização de uniformes e equipes preparadas – que remetem ao conceito direto do produto e suas vantagens em relação ao concorrente mais próximo – são atrativos capazes de formar consumidores e, portanto, promover vendas. Ao montar uma ação, o melhor a fazer é se colocar no lugar do público, avaliando o que chamaria mais sua atenção. É, sem dúvida, um meio eficaz para atrair novos consumidores, bem como fidelizar aqueles que já consomem o produto”, pontua Ádila Ribeiro Berretella, diretora da TOP PEOPLE.
A conclusão é que a taxa de conversão para esse tipo de ação se mostra sempre muito positiva, com o consumidor comprando o produto experimentado no lugar daquele previamente planejado. “Pode até parecer contraditório, mas se quer que alguém compre seu produto, comece com uma amostra grátis”, sugere a executiva.