A plataforma de delivery 99Food está investindo em uma modalidade de comunicação pouco usada pelas marcas: a autêntica e paulistada “treta”. E nada melhor do que fazer isso por meio de “cutucadas” no iFood.
Em nova ação, a modalidade da 99 espalhou anúncios no mobiliário da cidade de São Paulo, mostrando o quanto sua maior rival já lucrou apenas com as tarifas que cobra de seus restaurantes associados. A ideia é exemplificar como a 99Food se posiciona como uma opção mais amigável aos restaurantes e estabelecimentos parceiros, por meio de diversos benefícios que a concorrente não tem.
Ação da 99Food teve planejamento contextualizado antes da execução
A ideia por trás das provocações da 99Food à marca concorrente não veio à toa. O início da campanha na verdade foi antes de qualquer projeção, com o time responsável dedicando um bom tempo a monitorar reclamações de clientes do iFood nas redes sociais.
Depois de mais de 200 postagens bem zangadas, começou o trabalho de contextualização, por meio da ação “Respostas Bem Servidas”: a equipe basicamente criou respostas criativas às reclamações, espalhando-as por boa parte do mobiliário out of home (OOH), como pontos de ônibus, relógios de rua e banners de metrô.
Em seguida, veio a contratação de influenciadores, que inclui a chef e empresária Paola Carosella como sua embaixadora de marca, a fim de ampliar as mensagens mais importantes e listar os benefícios de ser um parceiro da 99Food. De acordo com ela, isso inclui:
- R$ 250/dia para entregadores
- zero comissão para restaurantes no primeiro ano
- preços iguais aos do salão para consumidores
Vale lembrar que esta nova opção no setor de delivery não é exatamente “nova”, no sentido literal da palavra: o 99Food já teve uma abrangência nacional, mas encerrou seus serviços ao final de 2023, justamente pela hegemonia do iFood inviabilizar qualquer competição direta.
Desta vez, no entanto, há um investimento maior que, embora sem números detalhados, a marca (que é mais um modal de negócios da chinesa DiDi, junto do app de transporte privado 99) parece ter uma estrutura maior para incomodar a liderança do outro app. Há que se considerar que, nesta segunda vinda, o 99Food está com um lançamento mais granular, abrindo o seu retorno em Goiânia e, mais recentemente, em São Paulo — nesta última é que ocorreu a ação acima.