Experiência de Marca

CPqD doa licenças de software de acessibilidade ao Parapan

O CPqD doou licenças de um software de leitura de telas para os Jogos Parapan-americanos, evento multidesportivo para pessoas portadoras de necessidades especiais, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 12 e 19 deste mês. Durante o evento estarão disponíveis cinco telecentros, com 13 licenças de uso do software. O CPqD Leitor de Telas, que envolve a narração automática dos textos para indicar as ações dos usuários, permite que pessoas com qualquer nível de deficiência visual tenham acesso às informações contidas no computador.
O sistema oferece assistência ao deficiente visual, permitindo que utilize um computador para acessar a internet, funções operacionais e aplicativos, com a narração das ações executadas através do sintetizador de voz CPqD Texto Fala, que converte em fala qualquer texto escrito em português, com alta inteligibilidade e naturalidade próxima a da voz humana.
O software captura as interações entre usuários e sistemas, auxiliando nas operações realizadas, como digitação de textos e exibição de janelas, tornando possível que o deficiente visual utilize o computador de forma autônoma.