Experiência de Marca

Empresas planejam ações de marketing previamente

Para impactar o público-alvo, construir e fortalecer marcas, empresas
procuram por produtos promocionais que, durante anos, eram solicitados
apenas em épocas de comemorações de empresas e final de ano. A
afirmação é do diretor e presidente da Brindz Marketing Promocional e
presidente da Associação de Marketing Promocional
de Campinas (Ampro), Lauro Siqueira. Ele também explica que 71% das
empresas estão planejando suas ações de marketing previamente, enquanto
apenas 29% realizam as ações em função de oportunidades de mercado,
como queda nas vendas, ações das concorrências, entre outros fatores.
De acordo com ele, as ações promocionais eram usadas como tática, porém
atualmente já estão sendo inseridas no planejamento estratégico das
empresas. O marketing promocional é a atividade do marketing aplicada
a produtos, serviços ou marcas, visando, por meio da interação junto ao
seu público alvo, alcançar os objetivos estratégicos de construção de
marca, vendas e fidelização de clientes, afirma Siqueira.
Ele explica que as empresas procuram por produtos promocionais que
surpreendam e gerem repercussão. A idéia é impactar, então são
solicitados produtos que tenham grande valor percebido, com design
diferente e exclusivo, algo surpreendente e que até satisfaça uma
necessidade extra do cliente, completa.
Siqueira afirma que qualquer segmento que atue em canais como
supermercados, farmácias, padarias, bares, restaurantes, pontos de
combustíveis, shoppings, bancos, correios, entre outros, podem valer-se
do marketing promocional.