Experiência de Marca

Arvore do Bradesco bate record de altura


A Árvore da Bradesco Seguros e Previdência, instalada na lagoa, no Rio, foi inaugurada sábado(1/12) e neste ano atingiu a a altura recorde, de 85 metros, proporcional a um prédio de 28 andares, com a fixação da estrela de Natal no topo – uma estrutura de metal revestida de neón com 4,5 m (2,3 m a mais que em 2006) e 2,15 toneladas. A operação encerrou a obra estrutural de montagem do símbolo natalino, que será submetido agora a uma nova homologação do Guiness Book of Records como maior árvore de Natal flutuante do mundo. O recorde mundial anterior, foi conquistado em 1999, quando a Árvore media 76 metros. Todas as etapas da atual montagem do terceiro mais importante evento do calendário da prefeitura do Rio de Janeiro, após o Carnaval e o Reveillon, e desde a 1ªedição, em 1996, podem ser acompanhadas no hotsite:
Além disso, este ano, pela 1ª vez, o passo a passo da Árvore também poderá ser acompanhado no universo virtual do Second Life. Este ano, para assegurar a máxima racionalidade no consumo de combustíveis, os geradores serão controlados por um sistema de telemetria computadorizada que os aciona conforme a exigência de iluminação programada.
Realizada no canteiro de obras instalado na Coordenação Adjunta de Operações Aéreas (CAOA), na Lagoa Rodrigo de Freitas, a instalação da estrela começou às 9h e durou apenas 10 minutos, saudada por uma revoava de biguás. Demorada mesmo foi a amarração do topo, que levou quase três horas. A peça foi içada por um guindaste de 120 toneladas, com alça de 90 metros. Quatro operários controlaram a estabilidade da operação com uma megacorda, para evitar que o vento girasse a peça como um pião. Todo o projeto de construção e operação da Árvore conta com a participação de 1.200 trabalhadores.
A cenografia é assinada por Abel Gomes, que este ano criou variações de vitrais inspirados nas catedrais brasileiras.
Na festa de inauguração, a partir das 20h, haverá um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Marcos Arakaki. Os convidados especiais serão Ivan Lins, Fafá de Belém e o Coral da Fundação Bradesco. Outra novidade é a trilha sonora que os irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle acabam de compor para embalar a emoção proporcionada pelas 2,9 milhões de microlâmpadas, pelo balé das águas, a cada meia hora, e pelo brilho de quatro moving heads (canhões de luz).
Com uma estrutura de navio, que inclui carta náutica e âncoras gigantescas, o
símbolo natalino navegará no dia seguinte (domingo 2/12) até a Curva do Calombo.
Entre os dias 26 e 27 /12 seguirá até as imediações do Parque dos Patins e dali, no dia 7 de janeiro, retorna à CAOA, onde será desmontado.


arvore_bradesco.jpg