Muitas pessoas compareceram no dia 01/12 nas proximidades do Estádio de Remo Rodrigo de Freitas para conferir a tradicional Árvore de Natal Flutuante.
As luzes foram acesas às 20h10 e ficaram assim por um minuto, acompanhadas da música da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Logo após, os cantores Frejat e Gal Costa animaram a festa.
Quem chegou cedo, ganhou pequenas lanternas coloridas e toucas de Papai Noel, caso da estudante Paloma Santos Falcão, 17 anos de idade. “É tão lindo. Venho há três anos com a minha família”, diz. “Espero que este ano seja ainda mais bonito que o anterior.”
A árvore acendeu definitivamente às 21h10. Segundo a CET-RIO, 200 mil pessoas assistiram à iluminação. A Árvore de Natal Flutuante entrou para o Guinness Book of Records em 1999, quando alcançou 76 metros de altura. Em 2007, ganhou uma nova marca no livro dos recordes ao chegar aos atuais 85 metros.
Neste ano o tema é Um Presente para a Família Brasileira. Presentes flutuantes enfeitam a base e a decoração é complementada por enfeites natalinos infantis, como bengalas e meias. Ao todo, a iluminação é composta por 3,3 milhões de microlâmpadas distribuídas por 105 km de mangueiras luminosas. Já as estrelas brilham graças a 2.100 estrobos.
Para os efeitos, foram utilizadas mangueiras luminosas de 105 mil metros. As estrelas, que este ano parecem projetar-se da árvore, são reproduzidas por 2.100 estrobos. Patrocinada pelo Bradesco, ela será acesa de domingo a quinta, das 19h30 às 2h, e às sextas e sábados, das 19h30 às 3h.