Experiência de Marca

Divulgadas pesquisas turísticas sobre o Círio de Nazaré

O supervisor técnico do departamento no Pará, Roberto Sena, afirma que o Estado deve receber em 2012 mais de 76 mil turistas durante a programação do Círio de Nazaré.

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese/PA) realizaram no dia 11/09, em Belém (PA), uma coletiva de imprensa para divulgar as pesquisas de perfil e de demanda turística do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2012, que acontece na capital paraense.

O supervisor técnico do departamento no Pará, Roberto Sena, afirma que o Estado deve receber em 2012 mais de 76 mil turistas durante a programação do Círio de Nazaré. De acordo com dados estimados pela Paratur e o Dieese, este ano os gastos desses turistas devem ultrapassar U$ 26 milhões.

Paraenses mantêm fé em Nossa Senhora de Nazaré (Foto: Alexandre Moraes/UFPA).

O secretário de turismo do Pará, Adenauer Góes, abriu a coletiva apresentando, com apoio do estatístico da Paratur, Admilson Alcântara, uma pesquisa do perfil do turista do Círio de 2010 e 2011, que serve de base para 2012. O estudo, que contou com 800 entrevistados durante três dias nos principais pontos turísticos de Belém, mostra o principal destino de origem desses turistas.

Do total de visitantes que vêm ao Estado para participar da festa religiosa, diferente do ano passado, as pesquisas revelaram que 52% dos turistas esperados para o Círio em 2012 são mulheres. A faixa etária do turista do Círio é de 35 a 50 anos (36%), e a segunda de 26 a 34 anos (21,4%), sendo que a faixa etária da pesquisa procurou por visitantes entre 18 e 65 anos de idade.

Berlinda tem 65 anos e é um dos ícones do Círio de Nazaré. (Foto: Paulo Akira/ O Liberal)

“Esses números são fundamentais para efetuarmos planejamento das ações em torno da promoção do Pará e o Círio é um dos eventos que pautam essa divulgação e planejamento. A ideia da Paratur é retomar a promoção e divulgação do Círio o ano todo, torná-lo cada vez mais a atividade econômica ligada ao turismo”, disse Góes, ao informar que Estados Unidos e França são os principais países que enviam turistas para o Pará durante o Círio.

As pesquisas também apontam que o número de turistas que vem a Belém no Círio vem aumentando. Veja abaixo:

– Em 2001, estiveram em Belém 37 mil turistas, 3 mil do exterior e 34 mil do Brasil;
– Já em 2010, o número de turistas subiu para 69 mil;
– No ano de 2011, cerca de 73 mil turistas (a grande maioria do Brasil) estiveram presentes;
– Por fim, em 2012, cerca de 76 mil turistas são aguardados, um aumento de 5,56%.

Chegada da santa à Basílica de Nazaré (Foto: Tarso Sarraf/AE/AE).

De acordo com Sena, as pesquisas e estatísticas servem como diretriz para políticas públicas e da iniciativa privada de investimentos no turismo. “É importante abrir, cada vez mais, as portas para o turismo, ser receptivo neste momento religioso, faz com que os turistas queriam retornar para os próximos anos. Isso é maravilhoso tanto para os negócios quanto para as questões culturais”, afirma Sena.

O estatístico do Dieese também afirma que os dados servem para dar otimismo às empresas para criarem seus pacotes, venderem o Círio e, assim, contribuir para a geração de emprego e renda. Em termos de previsão de gastos no Círio, as análises feitas mostram valores gastos no Círio em anos anteriores:

– Em 2003, os turistas deixaram no Pará cerca de U$ 7 milhões de dólares;
– Já em 2010, o gasto foi de cerca de U$ 25 milhões de dólares;
– Em 2011, 73 mil turistas gastaram em torno dos U$ 26 milhões de dólares;
– A expectativa é que em 2012 os gastos girem em torno U$ 28 milhões de dólares.

Vista aérea da procissão do Cirio de Nazaré (Foto: Tarso Sarraf/AE/AE).

Uma boa notícia para os envolvidos na cadeia produtiva do Pará, que tem o Círio como forte evento do segmento religioso, é que 98,2% dos entrevistados expressou desejo de voltar ao Círio. O turismo na quadra nazarena é responsável por gerar anualmente 50 mil empregos, formais e informais.

Sobre o Círio

Cerca de dois milhões de romeiros participam do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, sempre no segundo domingo de outubro. O evento, considerado a maior manifestação católica do Brasil, é o mais forte atrativo turístico da capital do Pará, Belém.

Fonte: G1 PA.