Experiência de Marca

2011, o ano das agências independentes em @cannes_lions?

Nos EUA, tanto a Agência Mais Criativa quanto a Agência de Mídia do ano, nasceram independentes, gerenciadas por um diretor e/ou poucos sócios.

No ano de 2010 as agências independentes, aquelas que não integram as grandes redes mundiais de comunicação, tiveram resultados extraordinários em todo o mundo. Nos EUA, tanto a Agência Mais Criativa quanto a Agência de Mídia do ano, nasceram independentes, gerenciadas por um diretor e/ou poucos sócios.

No Reino Unido, sete entre cada dez novos vencedores de prêmios de comunicação eram agências independentes. Na Alemanha, sete em cada dez agências digitais premiadas por projetos digitais, também começaram com suas próprias pernas, sem capital internacional ou a expertise dos grandes profissionais.

Para completar, no Festival de Cannes em 2010 não foi diferente. Em volume de prêmios, as agências independentes ganharam mais Grand Prix’s do que as gigantes WPP, Publicis Groupe, Havas e Interpublic juntas.

Esta análise torna-se bastante interessante e mostra, mais uma vez, o poder da comunicação integrada e a necessidade das diferentes disciplinas e áreas de expertise serem exploradas de forma aprofundada por especialistas em seus segmentos.

Um seminário interessante sobre este assunto acontece no dia 19/06, organizado pela Thenetworkone, chamado “Showcase de agências independentes”. Os detalhes estão aqui.

Julian Boulding, presidente da Thenetworkone comentou que “cada agência que hoje é parte de uma grande rede mundial começou de forma independente. Agências independentes são, de fato, o sangue que corre nas veias do nosso negócio da comunicação, pois vão em busca de novas ideias e novas formas de trabalhar, com a flexibilidade e a agilidade que a nossa indústria em constante mudança necessita nos dias atuais.”

O que vai acontecer em 2011 em termos de resultados é mais uma janela que se abre entre as inúmeras perguntas que estamos levando para Cannes para serem respondidas pelo mercado, pelas palestras, conversas de corredor, na beira da praia, nas festas e coquetéis. A reflexão, entretanto, fica aqui desde já.

Foto: Fonte Brian Solis.