Experiência de Marca

Websites ganham selo de certificação sustentável

O consumo de energia elétrica gerada para manter<em> sites</em> em funcionamento na nuvem já soma quase 700 bilhões de kWh, e, em 2020, pode superar os volumes de consumos da França, Alemanha, Canadá e Brasil juntos.

Um estudo realizado pelo Greenpeace mostra que o mundo tem mais de 30 milhões de data centers. O consumo de energia elétrica gerada para manter sites em funcionamento na nuvem já soma quase 700 bilhões de kWh, e, em 2020, pode superar os volumes de consumos da França, Alemanha, Canadá e Brasil juntos.

Diante deste cenário, surge a GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no País, emitindo selo de certificação sustentável para websites.

A iniciativa calcula o consumo estimado de energia gerada pelo site por meio do número de visualizações de página (page views). Após a contratação do serviço, o cliente recebe um selo de certificação sustentável, que é publicado nas páginas do seu site.

Com um clique, é possível verificar por quantas árvores a empresa tornou-se responsável e quantos quilos de CO2 são neutralizados com a iniciativa.

“A GreenClick possui também uma ferramenta que audita o número de page views do site, ou seja, comprova a veracidade da informação”, explica Cecília Vick, diretora-executiva da GreenClick.

Cada árvore neutraliza aproximadamente sete quilos de monóxido de carbono, assim, a meta da empresa é agir sobre 70 toneladas de CO2 em um ano. “A ideia é termos dez mil árvores plantadas até o final de 2014”, contabiliza Cecília.

“Sabemos que o selo de certificação é uma parte de ações amigas do meio ambiente. O Selo pode motivar as corporações a aderirem à outras ideias sustentáveis”, explica Cecília.

A GreenClick plantará as árvores em todo o território nacional, em parceria com um programa regional do IBF – Instituto Brasileiro de Florestas. Qualquer site pode aderir à iniciativa.