Venancio e My View realizam a primeira entrega com drone sem piloto

29/05/2019


Rede de farmácias realizou a entrega inovadora no dia 22 de maio, em Itaipava, no Rio de Janeiro.

drogaria venancio logoJá imaginou receber um produto no seu endereço, entregue por um drone que voa sozinho?

Confira as últimas novidades do varejo aqui.

Leia também: Uber pretende entregar comida por drones até 2021.

Essa é a revolução promovida pela MyView, startup especializada em produção de imagens aéreas e soluções inovadoras com drones.

No dia 22 de maio de 2019, foi lançado o projeto D4 (Door-to-Door Drone Delivery), inédito no Brasil, que tem como foco a entrega comercial de produtos via drone autônomo (não pilotado). A entrega foi realizado na região serrana do Rio.

venancio drones

Diferentemente de entregas com drones remotamente pilotados, o MyView D4 utiliza uma aeronave especialmente desenvolvida pela startup, ao longo de 8 meses de pesquisa, criação, prototipação e testes, realizando uma entrega real com um drone autônomo comandado por inteligência artificial.

O projeto contemplou uma compra real, feita por uma cliente da Drogaria Venancio que adquiriu um Leite de Rosas on-line, que foi entregue em 3 minutos e 48 segundos no quintal da sua casa. As duas empresas são parceiras da MyView no desenvolvimento do projeto.

“Iniciamos o projeto em julho de 2018, seguindo um cronograma rígido e muita experiência na bagagem para chegar hoje ao MyView D4. Esta primeira entrega comercial com drone autônomo no Brasil foi realizada com o devido credenciamento junto aos órgãos reguladores.”, explicou Thiago Calvet, CEO, sócio e fundador da MyView.

Durante o voo, também foram monitoradas as condições climáticas, incluindo velocidade e direção do vento na altitude de voo, o payload (carga útil, peso e dimensões do produto embalado), as condições da decolagem, pouso e entrega do produto, além do nível de automação da aeronave.

venancio drones

"Estamos sempre buscando empresas de confiança e inovadoras para fazermos parcerias e a entrega por drones é um de nossos projetos de inovação. Prezamos pela excelência no atendimento, agilidade na entrega e comodidade de nossos clientes. O serviço encontra-se em fase de testes e seguirá evoluindo para entregas frequentes.”, comentou Walace Siffert, diretor da Drogaria Venancio.

O objetivo do projeto, realizado pela primeira vez no Brasil, é iniciar a entrega comercial regular de produtos por drones autônomos, tão logo o serviço seja regulamentado no País.

Vale considerar que este tipo de empreendimento enfrenta desafios que vão, aos poucos, sendo superados com muita tecnologia embarcada, inteligência artificial, linguagem de máquina e robótica cognitiva, itens que demandam ajustes e atualizações nas normas reguladoras, já que a proposta revolucionará toda a logística operacional de transporte e entrega de produtos, em especial à relacionada ao e-commerce.

O vídeo com a cobertura da primeira entrega comercial com drone autônomo no Brasil será lançado durante a VTexDay, dias 30 e 31/05/2019, no São Paulo Expo.

Fonte: Redação.

TAGs: drogaria-venancio drones rio-de-janeiro tecnologia venancio