Presentear clientes e criar experiências de marca por meio de ações promocionais tem sido a saída mais econômica em tempos de orçamentos apertados e revisão de despesas.

Portal Free Shop mostra crescimento na procura por ítens promocionais

23/11/2017

Presentear clientes e criar experiências de marca por meio de ações promocionais tem sido a saída mais econômica em tempos de orçamentos apertados e revisão de despesas.

O Portal Free Shop, maior marketplace brasileiro de brindes, materiais e serviços para eventos e ponto de venda, registrou mais de 200 mil orçamentos solicitados entre janeiro e outubro deste ano. O aumento foi de 22% em comparação ao mesmo período de 2016, segundo pesquisa realizada com 500 usuários, que identificou ainda que as empresas investem, em média, R$ 50 mil por ano em brindes e ações promocionais.

O levantamento destacou as médias e grandes empresas como as que mais buscam esse tipo de ação, representando mais de 45% dos negócios. Já a média de atividades realizadas durante o ano é de mais de duas ações para 57% das pesquisadas. Regionalmente, São Paulo foi apontado como o Estado com mais organizações presenteando consumidores e criando experiências para conectar marcas e clientes, somando 50,3% dos investimentos. Na sequência vem Minas Gerais (8,7%), Rio de Janeiro (8,3%) e Paraná (6,5%).

O período de julho a outubro teve a maior parte dos investimentos em ações promocionais concentrada, totalizando 57,6% contra 42% realizados no primeiro semestre. "O segundo semestre é sempre mais movimentado para o setor de marketing promocional. O número de orçamentos aumenta e as empresas compram mais brindes e realizam ações motivadas por datas especiais, como Natal e comemorações de final de ano", explica Thaís De Vitto, diretora da Forma Promocional, empresa responsável pelo portal Free Shop e pela feira Brazil Promotion.

Aumentou também o interesse de anunciantes e fornecedores de material promocional em expor produtos e serviços. O salto foi de 279 empresas atuantes em 2016 para 332, totalizando cerca de 20% de crescimento. Já entre os itens mais procurados, no Top-10 estão: caneta, nécessaire, squeeze, pen drive, bolsa térmica, pulseira emborrachada, caneca, chaveiro, garrafa de água e copo.

"Estamos há mais de 15 anos no ar e disponibilizamos mais de 38 mil itens promocionais para todos os públicos corporativos, desde papelaria personalizada com logotipo da empresa até produtos desenvolvidos exclusivamente para grandes ações promocionais, enfatiza Thaís.


Fonte:: Redação