Produtos

PepsiCo compra SodaStream

Os conselhos de administração de ambas as empresas aprovaram a compra, mas ainda aguardam a avaliação dos acionistas da SodaStream e de órgãos reguladores. A previsão é de que até janeiro de 2019, a transação seja concluída.

A SodaStream, que vende em seu site de comércio eletrônico, Amazon, e lojas físicas e on-line de grandes varejistas como Walmart e Target, é a mais nova aquisição da multinacional americana PepsiCo, dona da Pepsi, que recentemente lançou um novo sabor em sua linha, visando acirrar a disputa pelo mercado com a Coca-Cola.

O anúncio da compra de US$ 3,2 bilhões foi feito na última segunda-feira (20/08). A aquisição permite à PepsiCo ampliar sua área de comércio eletrônico, uma oportunidade para obter mais dados de relacionamentos direto com o consumidor.

O acordo entre as duas companhias prevê que a PepsiCo pague US$ 144 em dinheiro em cada ação da SodaStream, o equivalente a um prêmio de 32% em relação ao preço médio dos últimos 30 dias.

Segundo a CNBC, o negócio permite que a PepsiCo amplie o seu mercado, não se limitando às lojas e podendo alcançar os clientes em suas próprias residências. Além disso, a iniciativa faz parte da estratégia da PepsiCo de trazer ao mercado alternativas mais saudáveis do que as bebidas açucaradas.

A SodaStream viu sua receita crescer 31% no segundo trimestre de 2018, atingindo US$ 171,5 milhões. O lucro líquido subiu 82%, para US$ 26,1 milhões.

Os conselhos de administração de ambas as empresas aprovaram a compra, mas ainda aguardam a avaliação dos acionistas da SodaStream e de órgãos reguladores. A previsão é de que até janeiro de 2019, a transação seja concluída.

Segundo Jonathan Smalley, CEO da Yaguara, uma empresa de análise de dados que atende marcas de comércio eletrônico, “Grandes holdings como a Pepsi terão relações mais diretas com os consumidores. O importante é possuir os dados de ponta a ponta – mesmo com uma empresa aparentemente pequena como a SodaStream, é uma oportunidade de ter essa interação.”

“A compra está bem alinhada com a nossa filosofia de fabricar produtos mais nutritivos, e, ao mesmo tempo, ter opções mais sustentáveis.”, disse Indra Nooyi, presidente e CEO da PepsiCo, ao Business Insider. “Juntos, podemos ampliar a nossa visão de saúde e de um mundo mais sustentável.”