Produtos

Hello Research aponta marcas mais desejadas para 2019

Estudo aponta categorias que ficaram de fora da lista de compras do ano passado.

Estudo aponta categorias que ficaram de fora da lista de compras do ano passado.

Entre os diversos dados sobre tendências de consumo no Brasil, a pesquisa mensal Hello Monitor Brasil, criada pela agência Hello Research, mostrou as categorias de produtos que o público deixou de comprar em 2018, mas tem a intenção de adquirir em 2019.

Confira as últimas novidades do varejo aqui.

No estudo, ganhou destaque o segmento de eletro (televisores, notebooks, computadores, eletrodomésticos portáveis, e linha branca). Dentro deste recorte, as marcas Samsung, Arno e Consul ficaram entre as mais desejadas.

Para televisores, 42% dos consumidores que pensam em comprar o produto em 2019 tem a Samsung como a marca predileta. A empresa sul coreana também tem a preferência (com 21%) das pessoas que pretendem fazer a aquisição de notebooks e computadores neste ano.

Quando o assunto é a compra de eletrodomésticos portáteis, a Arno é a preferida na intenção do público, com 17%. Já a aquisição de linha branca, que inclui geladeiras, fogões, máquinas de lavar e outros aponta a Consul no topo das marcas mais desejadas (23%).

“Ainda que de forma tímida, percebemos que o consumidor brasileiro está esperançoso sobre seu poder de compra em 2019. Tanto que 70% da população acredita que vai conseguir comprar alguns itens que deixaram para trás no ano passado, principalmente produtos de alto valor agregado como smartphones, eletrodomésticos e, até mesmo, carros e motos.”, afirma Davi Bertoncello, CEO Hello Research.

O apontamento também mostra que cinco em cada dez pessoas deixaram de fazer em média até duas compras no ano de 2018. O principal motivo foi a crise econômica, fenômeno que atingiu todas as classes sociais.

Por outro lado, retomando o otimismo, a pesquisa aponta que 70% dos consumidores que seguraram as compras acreditam que poderão tirar a mão do bolso em 2019.

No geral, gastos com a compra de veículos, eletrodomésticos, smartphones, vestuário, móveis e televisão foram os mais evitados.

As compras de vestuário como roupas, calçados e acessórios são as mais pretendidas em 2019. Mas, entre aqueles que deixaram de comprar em 2018, há maior pretensão de aquisição de itens que acabaram fora da lista no último ano: linha branca e veículos.

A pesquisa entrevistou pessoalmente em domicílio 1326 pessoas entre os dias de 16 e 23 de janeiro de 2019, em 72 municípios das cinco regiões brasileiras.

A amostra probabilística tem margem de erro de três pontos percentuais. 

Confira o ranking das marcas mais desejadas nas categorias destacadas pelo estudo: