Grandes marcas em ação nos 20 anos do Comida di Buteco

07/09/2019


O concurso, que teve origem em 2000, na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre o País de Norte a Sul, e é realizado em 21 praças abrangendo mais de 600 butecos participantes.

comida di buteco 2019De 12 de abril a 12 de maio, aconteceu o Concurso Comida di Buteco,  que tem como missão “Transformar vidas através da cozinha de raiz - Buteco extensão da sua casa."

Confira as últimas novidades do varejo aqui.

Leia também: Vem do Pará o ganhador do Comida di Buteco 2019.

Em 2019, o Comida di Buteco comemorou seus 20 anos. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. Desde 2016, elege também  o Melhor Buteco do Brasil, que teve seu campeão revelado dia 15 de Julho, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

comida di buteco paladar gi
Paladar Gi, Croquete Sabor da Amazônia foi o grande vencedor da 20ª edição do Comida di Buteco (Foto: Bruno Mendes Menezes/Divulgação).

Um modelo de negócios de impacto

O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje, é ter se tornado um negócio de impacto, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve: o “Buteco”, que não paga para participar; a Indústria, como a grande  financiadora (patrocinadores); o Poder Público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco (gera empregos, paga impostos, turismo e até a formalização das empresas); e parceiros estratégicos, imprensa e o público do Brasil inteiro.

O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido.

A gastronomia ou a cozinha, como preferimos denominar, é um meio e não um fim para o concurso Comida di Buteco. A transformação socioeconômica é o grande objetivo e legado. Enquanto houverem histórias de vidas a serem transformadas pelos butecos Brasil afora, haverá insumos para o Comida di Buteco continuar sua missão.

comida di buteco bar do cidinho
O Bar do Cidinho com o Pilãozinho Caipira, conquistoui o segundo lugar no Comida di Buteco (Foto: Equipe Unilago/Divulgação).

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar e nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores. Cada uma das empresas e marcas presentes entende e compartilha da nossa missão e valores.

Atratividade para as marcas

Pela sua legitimidade e abrangência nacional, além de ter como cenário o buteco, uma ocasião de consumo multicategoria tanto para produtos como serviços, o concurso Comida di Buteco não é apenas um evento – é uma plataforma de conexão das marcas junto aos consumidores. O público que participa do concurso tem como target e core a classe AB 25 a 49 anos de idade (Fonte: Pesquisa Quantitativa Observatório – 2017).

As marcas patrocinadoras têm uma longevidade de permanência junto ao Comida di Buteco, seja pela abrangência da ferramenta, como pelos resultados atingidos, tanto em termos de interação e conexão com os consumidores como pelas vendas no canal “butecos”, se é uma categoria com comercialização on premise.

comida di buteco carrancas
Petisco Carrancostela foi o terceiro colocado (Foto: Rodrigo Fernandes De Paula/Divulgação).

Dentre as marcas presentes no concurso em 2019, seguem as principais e suas respectivas ativações:

Ambev – Brahma Extra

Presente em 18 cidades – Belo Horizonte, Vale do Aço, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberlândia, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Goiás, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Recife, Manaus.

O patrocinador com maior tempo presente no Comida di Buteco é a Ambev – em sua 18ª edição, sendo que há 3 anos com a marca Brahma Extra como cerveja oficial.

Em 2019, o objetivo foi demonstrar aos consumidores como a marca está presente nos momentos que realmente importam, de forma significativa, e que todas as coisas boas resistem ao tempo.

A marca coletou depoimentos de consumidores que tiveram histórias vividas no Comida di Buteco e veiculou nas redes sociais, gerando engajamento legítimo. No trade, desenvolveu materiais específicos para os butecos participantes do concurso, como menus de porta e table tents.

Heineken - Eisenbahn

Presente em São Paulo e Porto Alegre, a Eisenbahn tem como propósito convidar os consumidores a descobrirem o mundo das cervejas artesanais por meio dos seus estilos.

No Comida Di Buteco, apresentou os principais estilos (Pale Ale, American Ipa e Weiss) aos consumidores de uma forma descomplicada. Materiais no trade: copos, baldes, refrigeração, banners e table tents.

comida di buteco heineken

BRF – Perdigão

Presente nas 21 cidades participantes, no ano em que o concurso completa 20 anos, a Perdigão, que tem o alimento como elo importante para reunir família e amigos, por meio do mote #ComerJuntoPerdigão, patrocinou o concurso Comida di Buteco de forma mais abrangente, sendo apresentadora do concurso.

Por meio de uma plataforma de ativação única: o "Desafio Perdigão" – os “butecos” foram convidados a criar um petisco utilizando a calabresa defumada Perdigão. Os petiscos foram avaliados pelos jurados do Comida di Buteco e os eleitos em cada cidade receberam uma premiação em dinheiro.

“Estamos animados com mais uma edição do Comida di Buteco e com a ação proposta pela marca, que acaba estimulando as relações gostosas em torno da comida que é uma das premissas da Perdigão.”, ressaltou Luciana Bulau, gerente-executiva de Marketing da Perdigão.

comida di buteco perdigão

Santander/Getnet

Outra categoria relevante e que teve forte presença no Comida di Buteco nas 21 praças participantes, foram os Bancos/meios de pagamento, por intermédio das marcas Santander e Getnet.

Esta iniciativa fez parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como objetivo associar a marca Santander a renomados eventos de gastronomia, ser reconhecido como o 'Banco da Gastronomia', e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final.

“O Comida Di Buteco é um concurso democrático e que valoriza o potencial gastronômico regional presente em diversas cidades do País.”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander.

“Dentro de nossa proposta de apoiar inovações empreendedoras e culturais, enxergamos a gastronomia como uma grande forma de expressão de nosso povo, além de representar uma cadeia geradora de empregos e renda.”, completou a executiva.

Durante o período do concurso, o Banco realizou diversas ações nos locais participantes, oferecendo uma cesta de produtos/serviços atraente aos empreendedores e com peças de merchandising personalizado do Santander e Getnet. A adesão espontânea dos butecos participantes às ofertas, tanto do meio de pagamento como do Banco em si, foi muito positiva e superou as expectativas iniciais.

comida di buteco santander getnet

Coca-Cola

Participando pela primeira vez do concurso, a marca esteve presente em todas as cidades que realizaram o Comida di Buteco de Norte a Sul do Brasil, com materiais customizados para cada buteco, refrigeração e incentivos.

“A Coca-Cola acredita no poder que a comida tem de unir as pessoas. Nossa parceria com o Comida di Buteco reforça nosso propósito de promover e celebrar esses momentos de confraternização. Queremos estar cada vez mais presentes, facilitando a vida do consumidor e expandindo sua experiência com a marca.”, declarou Raoni Lotar - Gerente-sênior Marca Coca-Cola.

comida di buteco coca-cola

Cia Muller de Bebidas - Reserva 51

A Cia. Müller de bebidas participa do Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo, e, dessa vez, esteve presente nas 21 cidades participantes.

"Para a empresa, o projeto é uma oportunidade única de incentivar e patrocinar a cultura de buteco no País, reforçando suas origens e DNA brasileiro. Na edição de 2019, os bares participantes receberam materiais e descontos exclusivos dos rótulos de Reserva 51, além de ações promocionais para o consumidor como a compra do menu-degustação para ganhar um copo de dose personalizado.”, assim Rodrigo Maia, diretor de Marketing e Comercial da Cia Muller resumiu a participação da empresa no concurso.

A marca positivou os butecos com materiais exclusivos e customizados com o nome de cada participante, além de um dosador para 3 garrafas funcional e impactante ao mesmo tempo.

comida di buteco cia muller

Mondeléz - Trident

“Pela sétima vez consecutiva, Trident apoiou o Comida di Buteco. Para a marca, esse é um canal que possibilita uma grande oportunidade de mostrar ao consumidor que a goma de mascar pode ser consumida em qualquer hora do dia ou ocasião, inserindo o chiclete cada vez mais no cotidiano do público. Além de também incentivar o potencial empreendedor desse segmento, exibindo mais uma opção de produto que pode fazer parte do negócio.’’, declarou Julia Salgado, gerente de Marketing de Gomas da Mondelez Brasil.

Trident também aproveitou o momento para divulgar a nova linha Xfresh Crystals. A goma, recheada com cristais de refrescância, está disponível nos sabores menta e tangerina. As iniciativas envolveram materiais de trade e incentivos.

comida di buteco

Batatas McCain

Pelo terceiro ano consecutivo, as batatas McCain estiveram presentes no Comida di Buteco, nas 21 praças participantes. Além do awareness e trial do consumidor, a marca buscou apresentar seu portfólio ao trade, mostrando qualidade e praticidade, sem perder a autenticidade no preparo.

McCain estimulou os butecos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte a criarem molhos e temperos especiais para a batata canoa e premiou os vencedores, eleitos por intermédio de consumidores anônimos, com uma viagem à Argentina, para conhecer a plantação e a fábrica de batatas!

comida di buteco mccain

Além das marcas acima, outras categorias estiveram presentes no Comida di Buteco, de forma regional:

Chandon  - Espumantes.
Zero Cal - Adoçantes.
Dickies/Santanense – Tecidos/uniformes.
Uber  e UberEats –
Mobilidade e conveniência.
Tabasco – Molho.

Fonte: Redação.

TAGs: ação-promocional comida-di-buteco marketing-promocional ponto-de-venda promoção