Goose Island e Cachaça Yaguara criam cervejas envelhecidas em barris de cachaça

18/03/2018


A cerveja Goose Island, reconhecida internacionalmente como ícone no processo de envelhecimento da bebida em barris de uísque, uniu sua expertise cervejeira com a cachaça brasileira Yaguara para criar cervejas envelhecidas em barris do destilado.

O resultado é a experiência We Have Wood (R$60), uma degustação de três blends da bebida maturada em madeiras diferentes, finalizada com uma dose de Yaguara Ouro e que esta disponível da Goose Island Brewhouse em versão limitada.

“Cada madeira utilizada no processo proporciona uma característica diferente ao líquido. Por conta disso será possível sentir um conjunto de aromas muito interessante em cada copo”, explica Guilherme Hoffmann, mestre-cervejeiro da Goose Island Brewhouse.

Para criar essa experiência, utilizou-se como base o estilo escocês Wee Heavy, que foi fermentado com a mesma levedura usada na preparação de cachaças e teve adição de caldo de cana de açúcar durante a etapa de fervura do processo, que no total levou 20 dias. Após esse período, a cerveja foi transferida para os barris de madeira para envelhecer por 3 meses. Cabreúva, Carvalho Americano e Amburana são as mesmas madeiras utilizadas nas barricas para envelhecer a Yaguara Ouro. Além delas também utilizou-se Grápia e Carvalho Francês.

“O Brasil é o único país no mundo que possui mais de 30 tipos de madeiras catalogadas e que podem ser utilizadas para envelhecimento de destilado e de fermentados, apesar de ainda serem pouco utilizados neste segundo segmento”, conclui David Barreiro, embaixador da Yaguara.

We Have Wood

O trio de cervejas e dose de cachaça We Have Wood (R$60) que será oferecido exclusivamente na Goose Island Brewhouse é composto por:

- We Have Wood 1, o líquido base que não passou pelo processo nos barris, possui tonalidade escura, com traços rubi. No sabor e aroma é possível encontrar notas de rapadura, toffee, condimentado e um leve frutado, que resultam em uma textura licorosa no paladar.

- We Have Wood 2, uma mistura da cerveja envelhecida em barris de grápia e carvalho francês, apresenta um aroma de frutas vermelhas, como morango, cereja e framboesa. Do carvalho será possível sentir uma complexidade de couro e tabaco. “Tem um bom equilíbrio no paladar, evidente da maturação em barricas de madeira. Licorosa, com agradável maltado”, explica Guilherme.

- We Have Wood 3 é uma versão mais complexa, um blend da cerveja maturada em três madeiras diferentes. O carvalho americano resultou em sabores de coco, baunilha e chocolate. Já a cabreúva, acrescentou caráter mais terroso e herbal para o blend, enquanto a amburana se destaca com aroma amadeirado e ressalta ainda mais o coco e baunilha.

Para finalizar a experiência, a régua terá uma dose da Yaguara Ouro, uma bebida refinada, de tom amarelo palha, com certa prevalência do adocicado da amburana com a picância da cabreúva.

Fonte: Redação Promoview