Experiência de Marca

UP line dá início à guinada estratégica com nova assinatura: UP

Empresa dos sócios Marcella Mugnaini e Rennê Nunes, com forte atuação em live marketing e estratégia digital passa a se posicionar como laboratório de comunicação e atuar com foco em comunicação integrada com ênfase em inovação social e ações de impacto positivo

Um laboratório de comunicação com foco em inovação e impacto social, ambiental e econômico positivo para a sociedade. Com esse novo mote, a UP line anuncia nesta segunda-feira, dia 9, uma guinada estratégica e a nova assinatura: UP. Tendo como principais clientes a Globosat e seus canais Globonews e GNT,  Lomadee (Grupo Buscapé), Twitter, Linkedin, os sócios Marcella Mugnaini e Rennê Nunes explicam que a decisão tem como objetivo ampliar a atuação da empresa, tanto em termos geográficos quanto em oferta de serviços ao mercado.

Da esquerda para direita. Lídia Zuim, Rennê Nunes, Marcella Mugnaini e Vinicius Theodoro. 

Nesse sentido, a UP passa a ter São Paulo como sede, com o Rio mantendo papel fundamental nos planos de expansão nacional da operação, afirmam os sócios. Além do brand experience e estratégia digital que vinham sendo o carro chefe nos últimos seis anos, a UP passa a atuar também de forma mais integrada contemplando novas disciplinas para atender desafios de inovação, como branded content, por exemplo. “Buscar novos caminhos é uma demanda permanente de todos nossos clientes”, afirma Rennê Nunes.

Os negócios gerados na capital paulista nos últimos três anos impulsionaram os resultados da UP em 15% ao ano e foram a inspiração para o passo estratégico de transformar a locomotiva do crescimento em QG da empresa. Mas mais do que uma simples mudança de nome, Marcella explica que a boa atuação em São Paulo abriu frentes de negócios em outros estados, superando em grande escala os resultados antes obtidos apenas no Rio de Janeiro. “Essa decisão tem como objetivo central dar sequência à essa expansão. São Paulo é o centro econômico e, se queremos gerar impacto social e econômico a partir das estratégias das marcas e instituições, é aqui que devemos estar com maior força”, explica a sócia CEO da UP.

A presença no Rio, nesse sentido, justamente por ser a sede de clientes chaves como Globosat e seus canais, é chave para o sucesso no novo modelo. “O Rio continua no nosso coração com clientes de anos, colaboradores e redes que foram desenvolvidas ao longo de mais de uma década de atuação.  Nossa equipe local seguirá atendendo os clientes históricos e projetos que temos na cidade já há alguns anos”, esclarece Rennê Nunes. A mudança de nome, segundos os sócios, é apenas a formalização da relação próxima com o mercado. “Todos os nossos clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores já nos chamam de UP faz tempo. É hora de simplificar as coisas”, afirma Rennê Nunes, sócio e CCO da UP.

Fundada no Rio há 15 anos, a UP há muito tempo não é mais a mesma empresa. Criada em 2002 para ser uma agência de eventos, a empresa logo incrementou seu portfólio com clientes como GNT,  Multishow, Globosat, Banco do Brasil e Claro entre outros. A partir de 2011, o foco de atuação da empresa passou a ser o marketing promocional e mais especificamente o Live marketing a partir de 2013, com a chegada do sócio Rennê Nunes, que hoje divide o comando da empresa com Marcella Mugnaini. A parceria já rendeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, entre eles como melhor agência do ano pelo Ampro Globes Awards Sul / Sudeste de 2015 e 2016. Hoje, continuam sócios da UP a Marcella Mugnaini e o Rennê Nunes.

Os objetivos imediatos em São Paulo não são os de elevar as cifras de crescimento. “O novo direcionamento estratégico que estamos promovendo tem como um objetivo tornar nosso core business mais focado em geração de impacto positivo no mundo pelo viés do consumo e produção responsável. Precisamos agora é de alinhamento entre a quantidade de faturamento e qualidade dos projetos, de clientes, de remuneração e também na qualidade de vida para nossos colaboradores, que também pautou bastante algumas mudanças na nossa operação diária”, explica Marcella.

Dessa forma, o modelo de laboratório de comunicação tem como objetivo justamente o rompimento com os modelos tradicionais. Para isso foram contratados reforços profissionais com perfis mais sintonizados com as demandas de inovação como a Lídia Zuin,  pesquisadora e doutoranda em artes visuais na Unicamp; o designer Vinicius Theodoro, responsável pelo movimento Mood Afro; e Nathália Vinhas,  que veio da Firjan  trazendo experiências na análise e mapeamento de rotas tecnológicas com foco em inovação dentro da indústria criativa. “São novos talentos e parceiros alinhados com o novo mindset que hoje buscamos atrair para os projetos que queremos realizar”, conclui Rennê.

Sobre a UP

Fundada em 2002, a UP é hoje um laboratório de comunicação transmedia que atua em todo Brasil a partir da nova sede em São Paulo e em sua base original no Rio de Janeiro. A empresa acredita que a comunicação e a relação sistêmica entre pessoas, instituições e marcas é um poderoso meio de transformação econômica e social. A Globosat e seus canais Globonews e GNT, Lomadee (Grupo Buscapé), Twitter e LinkedIn são alguns clientes que ajudaram a consolidar a trajetória da empresa, que tem hoje Marcella Mugnaini e Rennê Nunes como sócios.  Através de metodologias participativas e atuação em rede, a UP cria um espaço de experimentação para desenvolvimento de estratégias de comunicação que unem brand experience, digital e branded content colaborando com a transição das marcas em prol de uma realidade de consumo mais consciente e responsável.