MICE

Embratur promove ação com influenciadores digitais

A campanha estima impactar 5,2 milhões de pessoas em solo russo e mais 119 milhões na mídia digital.

A campanha publicitária Happy By Nature (Felizes por Natureza) da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) durante a Copa da Rússia segue com ações de promoção dos destinos turísticos do Brasil e do estilo de vida leve, hospitaleiro e autêntico do povo brasileiro com objetivo de atrair mais turistas internacionais para o país.

No dia 27 de junho, um seleto grupo de influenciadores digitais estrangeiros e brasileiros participaram da ação “Um dia de brasileiro”, em Moscou. A campanha estima impactar 5,2 milhões de pessoas em solo russo e mais 119 milhões na mídia digital.

De acordo com a presidente da Embratur, Teté Bezerra o trabalho de divulgação e ativação de redes e mídias digitais é importante, pois a cada ano cresce a procura de viagens e compra de pacotes turísticos pela internet.

“O mundo está cada vez mais conectado e as facilidades tecnológicas para pesquisa e compra de viagens evoluem rapidamente. Hoje em dia, o turista pode pesquisar e comprar pacotes turísticos em questão de minutos pelo celular. Os influenciadores podem impactar grande número de seguidores e despertar o interesse de potenciais turistas internacionais para visitar os destinos brasileiros.”, explica.

Segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional 2017, do Ministério do Turismo, a internet é a principal fonte de consulta dos visitantes. No ano passado, 54% dos turistas estrangeiros que vieram ao país pesquisaram sobre o destino usando o mundo virtual.

Os principais itens consultados pela internet são: hospedagem, transporte internacional, seguido de consultas sobre atrativos e passeios. Em relação aos serviços adquiridos pela internet se destacam o transporte internacional, com 38,4% e as reservas de Hospedagem, com 26,4%.

Durante todo o dia em Moscou, os influenciadores conheceram um pouco mais do modo de ser do povo brasileiro. Tiveram uma aula de samba e experimentaram a culinária do Brasil, com um café da manhã típico e um almoço com cardápio especial – churrasco e feijoada. Além disso, viram de perto a animada preparação da torcida brasileira para o jogo contra a Sérvia.

Participaram da ação os influenciadores alemães Rafael McStan’s e Christoph Johannes Gehrke, o russo Alexey Valeks e o argentino, Alejo Igoa, além dos brasileiros Tatá e Cocielo. Juntos, os seis influenciadores têm, apenas no Instagram, quase 18 milhões de seguidores.

O influenciador russo, Alexey Valeks, considera que a campanha e a promoção do potencial turístico e cultural do Brasil feita pela Embratur na Rússia podem ser positivas para atração de mais turistas daquele país. “Não temos na Rússia um ritmo musical como o samba, por exemplo. Promover a cultura brasileira na Rússia pode dar muito certo e motivar a ida de muitos turistas russos para o Brasil.”, afirma.

Brasil na Rússia

As ações da Embratur na Rússia incluem a campanha Happy By Nature (Felizes Por Natureza). As peças publicitárias estão expostas desde o dia 16 de junho. São 100 painéis espalhados por Moscou convidando os potenciais turistas a visitarem o Brasil, além de mídia aeroportuária, ônibus plotado, ativações na cidade e muito conteúdo nas redes sociais.

As peças têm imagens de destinos e do estilo de vida do povo brasileiro e sua interação com pontos turísticos emblemáticos do Brasil. Entre as peças da campanha da Embratur, estão um vídeo-manifesto e um filme publicitário.

Na segunda-feira, 25, a Embratur realizou, em um dos mais tradicionais centros comerciais de Moscou, uma entrevista coletiva para a grande mídia que contou com a participação de mais de 50 jornalistas e influenciadores nacionais e internacionais.

Três ônibus de turismo estão envelopados com imagens do Brasil, conforme o conteúdo da campanha do Instituto, e circulam pela cidade de Moscou durante todo o mês do evento.

A página da campanha conta com conteúdo em inglês, espanhol e português. Saiba mais aqui.