MICE

Círio de Nazaré movimentará 32 milhões de dólares

Cerca de 83 mil turistas são esperados em Belém oriundos do Brasil e Exterior, segundo o Dieese.

Minds English School, é responsável por treinar mais de 100 hotéis e restaurantes para receber o turista estrangeiro e será base da Cruz Vermelha para socorrer os romeiros.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese- PA), a maior peregrinação mundial, o Círio de Nazaré deve movimentar 32 milhões de dólares no mês de outubro.

Mais sobre turismo no Brasil e no Exterior aqui.

Cerca de 83 mil turistas são esperados em Belém oriundos do Brasil e Exterior, segundo o Dieese. A rede Minds English School, participante do Círio há 10 anos, desenvolveu uma pesquisa com os dados de 2018 e também dados deste ano.

"Com base no número de matrículas que tivemos nos três meses que antecedem o Círio e também no curso Hospitality (Curso que consiste na ida do professor aos estabelecimentos turísticos – Restaurantes, redes hoteleiras, espaços para lazer de Belém, entre outros) houve um aumento de 20% no número de pessoas interessadas em aprender o inglês para receber melhor o turista do Exterior. Por isso, as nossas contratações, no nosso corpo docente, administrativo e pedagógico, saltou 10% quando comparado com 2018.", explica Anderson Teodoro, Diretor da rede.

Foram mais de 100 hotéis treinados para receberem os turistas de várias partes do planeta na fluência do inglês pela Minds Idiomas. Ainda, de acordo com a Dieese, os turistas vêm principalmente dos Estados do Maranhão (14%) e São Paulo (11%).

Já de países do Exterior, de acordo com os dados da rede Minds Idiomas de 2018, a maioria dos turistas é dos Estados Unidos e Portugal. "Fizemos esse levantamento em 2018, e acreditamos que há mais pessoas de Miami e Lisboa pela facilidade do aéreo. Há rotas diretas de Belém-Miami e Belém-Lisboa.", explica Fabiano Castro, diretor nacional da Minds Idiomas.

O Círio de Nazaré movimenta a economia e o mercado de trabalho, e um dos reflexos da festa cultural e religiosa é na parte social. A Estação das Docas já está com uma programação especial em comemoração ao Círio e estabelece a inclusão do povo paraense no evento.

Há duas exposições temáticas e várias festividades culturais como teatro e música. O Coral da Capela Cristo Rei é um dos projetos sociais que ganha ainda mais força na época do Círio.

A turma, de mais de 30 pessoas, se prepara durante todo o ano para se apresentar nos dias 12 e 13 de outubro. Neste ano, o grupo se apresentará com a cantora que é intérprete paraense, Mariza Black, na Avenida Nazaré, esquina com a Benjamin, no camarote da Minds Idiomas.

A rede de escolas ajuda a comunidade Cristo Rei durante todo o ano com bolsas de estudos, alimentos, e também na construção e reforma da igreja do Cristo Rei.

Neste ano, na Basílica de Nazaré, durante os dias 11,12 e 13 de Outubro, a Minds disponibilizará dez docentes para auxiliar no tour a Santa de Nazaré. Os professores farão o tour em inglês para incluir o turista internacional durante a visitação.

Além disso, na escola da Minds, terá um dos pontos da Cruz Vermelha para socorrer os romeiros que venham a passar mal durante o percurso.

 

Foto: João Canto.