MICE

A força do turismo na economia brasileira

Em 8 de maio é comemorado o Dia Nacional do Turismo. Esse é um segmento de grande importância quando se trata de aquecer a economia de um País.

Em 8 de maio é comemorado o Dia Nacional do Turismo. Esse é um segmento de grande importância quando se trata de aquecer a economia de um País.

A data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais que formam o Brasil.

Este dia ainda lembra a importância de conhecer e respeitar as leis de cada nação e cultura antes de viajar como turista. De acordo com a OMT – Organização Mundial do Turismo, a viagem é caracterizada como turística quando um ou mais indivíduos viajam para fora de seu ambiente residencial entre um período de 24 horas a 120 dias, sem exercer qualquer tipo de atividade profissional.

Oficialmente, o Dia Nacional do Turismo passou a ser comemorado em 8 de maio por intermédio da Lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Até então havia muita confusão, pois várias pessoas acreditavam que esta data era celebrada em 2 de março.

A escolha desta data para celebrar o Dia Nacional do Turismo é uma homenagem ao pedido que o Estado do Paraná fez em 8 de maio de 1916 para que as terras próximas às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas, com o intuito de transformar a área numa zona pública para turismo.

O turismo é um setor transversal, que impacta diversos outros setores, como:

– Hoteleiro, que inclui hotéis, pousadas e albergues.
– Transporte, que envolve desde o aéreo até a locação de veículos.
– Entretenimento e lazer, cultura e esportes.
– Alimentos e bebidas, inclusive agricultura.
– Indústrias, como têxtil e confecção, móveis e madeira, entre outros.

No Brasil, o turismo representa, atualmente, cerca de 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto) e emprega, direta e indiretamente, mais de dez milhões de pessoas. No entanto, a crise econômica que afeta o País tem os seus reflexos no turismo, uma vez que não há como separar o setor da economia brasileira e suas variações.

O setor de turismo tem duas grandes vias: a que manda os turistas para o Exterior e a que atende os turistas internacionais que vêm para o Brasil.

Nos últimos anos, houve uma redução das viagens para destinos internacionais devido a fatores como inflação, desemprego, e desvalorização do Real em relação ao Dólar.

Na geração de emprego, o turismo, diretamente, gera mais postos de trabalho do que os serviços financeiros, automobilístico, comunicação, mineração e químico. Ele gera, direta e indiretamente, 8,6% dos empregos no Brasil.