O Transparaná – Troller 2014 está mais atraente, na época em que o evento comemora 20 anos, as mulheres estão presentes em um número significativo.
Das 60 equipes inscritas, são três duplas de mulheres, 16 navegadoras e cinco que estarão no comando de seus veículos na pilotagem. O rali de regularidade das Américas acontece de 26/01 a 01/02, com largada em Foz do Iguaçu.
Ketleen Zani, 29 anos de idade, que será piloto pela primeira vez, terá como parceiro e navegador seu irmão, Anderson Zani, que tem três participações no Transparaná. A dupla competirá na categoria Junior. “Meu irmão está sonhando muito com a vitória, mas meu desejo é que voltemos vivos”, brinca a curitibana que estará no comando de um veículo Troller pela categoria Junior e substituirá a cunhada que está grávida, a piloto Renata Armênio.
A piloto Rosangela Schwening, 57 anos de idade, também competirá pela primeira vez. “Espero muita aventura, conhecer pessoas e interagir, com muito barro. É um desafio a ser superado”, explica a estreante, que já participou de alguns passeios com a Pilattus e Jeep Clube, e também do rali da Suzuki em 2013.
“É a minha primeira vez, mas espero repetir muitas vezes a experiência”, garante a também represente de Curitiba que utilizará na disputa um Suzuki Grand Vitara 4×4 na categoria “Adventure” e terá como companheira Patrícia Fontana.
Entre as duplas femininas está Maria Aparecida Aoyama Salla, de Ivaiporã, e terá na navegação Cássia Ferreira de Chagas, de Brasília (DF). “Espero que corra tudo bem. É um orgulho participar do Transparaná, estamos animadas para os últimos preparativos do nosso Suzuki Jimni”, disse a piloto que fará sua estreia na competição pela categoria Junior.
Fernando Neumann, diretor da categoria Adventure do Transparaná, conta que nos quatro primeiros anos participou com um trio em que a maioria eram mulheres e que este ano a presença feminina continua firme. “Era eu, minha esposa Cleriz e minha (filha, sobrinha e afiliada) Thais Stadler. Este ano, a Thais irá como navegadora da Sueli Dinamarques, com uma Hillux 2014. Ela já fez dois anos na categoria Adventure e, neste ano, competirão na categoria Junior”, explica Neumann.
O rali de regularidade das Américas terá aproximadamente 1.500 quilômetros de percurso, que é mais desafiador que a edição anterior, com 70% de trilhas inéditas aos competidores.
As etapas passarão por Cascavel, Campo Mourão, Ivaiporã, Ponta Grossa, Curitiba e a chegada será em Guaratuba e as inscrições permanecem abertas até o dia 25/01 e podem ser feitas pelo site.