Personagens licenciados movimentam Malls

02/06/2018


Smurfs, Bob Esponja, Shrek, Patrulha Canina, Pica Pau. Cada vez mais os shoppings centers estão recorrendo a eventos temáticos baseados em personagens licenciados para atrair o público e consequentemente aumentar as vendas. A estratégia ao que tudo indica vem funcionando. De acordo com o Ibope Inteligência, o movimento de pessoas nos malls do Brasil se recuperou das perdas do ano anterior e aumentou 1,5% em 2017. Em 2016, o movimento havia caído 3% sobre 2015, depois de um crescimento baixo no ano anterior, de apenas 0,3%.

Se o aumento do movimento é bom para os shoppings, é bom também para as empresas licenciadoras e, ainda, para as empresas que compram as licenças. Caso, por exemplo, da 2a1 Cenografia, empresa especialista em soluções de cenários para eventos corporativos, parques temáticos e shoppings centers. A companhia é a maior detentora de licenças do Brasil no segmento de Eventos. O cardápio da corporação conta 26 licenças exclusivas, a maior parte delas atreladas a personagens famosos, como Shrek, Pica Pau, Patrulha Canina, Smurfs, Madagascar entre outros.

Não há uma pesquisa oficial que endosse os números do setor de licenciamento no Brasil. Porém, segundo estimativas da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), existem 500 empresas licenciadas, 600 licenças disponíveis, das quais 80% são estrangeiras e 50 agências licenciadoras. O mercado gera 1.500 empregos diretos e milhares de postos indiretos.

Nelson, Danielle e Caio Paulino

No caso da 2a1, o desempenho é notório. Para se ter uma ideia, a empresa, uma das maiores de cenografia do País, realizou 103 eventos ao longo de 2017, sendo que 98 deles eram temáticos, focados em personagens. O campeão de vendas da empresa é o Patrulha Canina, licença obtida da Nickelodeon.

Segundo Danielle Paulino, diretora-comercial da 2a1 Cenografia, os licenciados impactam diretamente no resultado da empresa. “Decidimos investir em licenças exclusivas há alguns anos. Estamos crescendo mais ou menos 20% ao ano e, hoje, praticamente todos os nossos clientes optam por licenciados.”, analisa.

Além disso, recentemente a 2a1 Cenografia anunciou duas parcerias exclusivas. A primeira com a Play-Doh, marca de massinhas de modelar para crianças. A empresa já negociou oito eventos que contém a empresa americana como tema principal. Já a outra, é uma inovação no mercado de eventos para shoppings centers. A companhia divulgou a realização de 20 parques temáticos inspirados na Turma da Mônica, licença que pertence à Mauricio de Sousa Ao Vivo.

“Hoje muito mais do que oferecer um espaço para as crianças e para as famílias, precisamos oferecer um conceito, algo que estimule e faça com que as pessoas se aprofundem no mundo encantado dos personagens que eles amam e admiram.”, conclui Danielle Paulino.  

Fonte: Redação Promoview.