“Parede Verde” é novidade no Litoral Plaza

17/05/2018


Sustentabilidade, funcionalidade, beleza e melhora na qualidade do ar são algumas características que uma “parede verde”, ou seja, com mudas de plantas naturais, proporciona às pessoas e ao meio ambiente. Para dar seguimento aos projetos de inclusão de recursos sustentáveis em suas operações, o Litoral Plaza Shopping, único powercenter de toda a Baixada Santista, inaugurou neste mês sua primeira parede verde que reutiliza água da chuva.

Localizada no bicicletário do empreendimento, a parede possui 12 espécies de plantas como barba-de-serpente, colar-de-pérolas, jibóia, flor canhota, aspargo, dentre outras que são propícias para o plantio em jardins verticais por se adaptarem bem as constantes mudanças climáticas.

“A instalação do jardim vertical era um desejo antigo, mas ainda estávamos analisando o melhor local. Com a revitalização do bicicletário pudemos colocar em prática todas as nossas ideias. Não poderíamos ter escolhido um ambiente melhor e os usuários já sentem a diferença”, pontua o gerente do Litoral Park, Mariano Almeida, empresa que administra o estacionamento.

O sistema de irrigação da parede vertical também foi cuidadosamente planejado: uma caixa de água foi instalada próximo ao bicicletário para captar a água das chuvas e abastecer cada um dos vasos das plantas.

“A nossa preocupação é com o meio ambiente e com o bem-estar de nossos frequentadores, queremos que todos tenham uma experiência agradável e diferenciada em nossos espaços. A parede verde foi projetada para que todos sintam-se confortáveis e tenham um maior contato com a natureza. Nossas ações complementam-se com o objetivo de oferecer o melhor para nossos clientes utilizando práticas sustentáveis, como é o caso da campanha ‘Vai de Bike” e da revitalização do bicicletário, pontua a gerente de marketing do Litoral Plaza, Jannine Bastos.

Vai de Bike - Lançada em janeiro deste ano, a ação “Vai de Bike” incentiva que os clientes adotem hábitos mais saudáveis, ecologicamente corretos e que também utilizem bicicletas para frequentarem o empreendimento. De abril de 2017 a abril último, houve aumento de 11% no número de pessoas que utilizam o bicicletário do shopping.

Para acomodar melhor todos os usuários, o bicicletário foi reformado e ampliado: são mais de 240 vagas, com sistema de câmeras de segurança, calibrador e uma mini oficina para pequenos ajustes e reparos. Hoje é o maior e mais completo entre os shoppings da região que ofertam o espaço.

O acesso é pela portaria sul do empreendimento, próximo ao posto de combustíveis, e o valor da diária é de R$ 1,00 e R$ 10,00 a mensalidade para lojistas.

Fonte: Redação Promoview