O Fantástico Corpo Humano no ParkShoppingCampoGrande

27/12/2017


A exposição internacional “O Fantástico Corpo Humano” chega ao ParkShoppingCampoGrande no dia 6 de janeiro e mostrará o funcionamento do nosso organismo, através de uma viagem pela anatomia humana.

A mostra dá um mergulho tridimensional para dentro dos sistemas do corpo: pele e ossos, dos pés à cabeça, com o objetivo de nos ajudar a tomar decisões mais informadas sobre os cuidados com a nossa saúde e estilo de vida.

A exposição terá 700 m2 de área climatizada e iluminação especial, onde estarão expostos 12 corpos e 150 órgãos reais e perfeitos, que passaram por um complexo processo científico, chamado plastinação, que consiste em retirar toda a água e gordura do corpo e substituir por polímeros plásticos coloridos. Os corpos não estarão protegidos, os visitantes poderão observar todos os detalhes; as peças foram feitas com corpos de verdade e apenas os olhos são de acrílico.

As galerias são divididas pelos sistemas do corpo e por cores: esquelético, muscular, nervoso, respiratório, digestivo, cardiovascular, circulatório e reprodutivo, além de mostrar a vida fetal e a medicina moderna. Os visitantes descobrirão detalhes do funcionamento dos órgãos e monitores da área de saúde acompanharão as visitas, usando a linguagem adequada para cada grau de escolaridade.

O que nos faz soluçar? Por que espirramos? Qual é a função da placenta? Onde ficam os menores ossos do corpo? O que a cafeína e o refrigerante de cola fazem com a nossa bexiga? Por que arrepiamos? Estas e outras indagações poderão ser respondidas nesta mostra.

A exposição ainda ajuda a ver e compreender as doenças de maneira totalmente nova, pois enfatiza problemas de saúde como o câncer de mama, câncer de cólon, a cirrose hepática (do fígado), gravidez ectópica, artrite, osteoporose e fraturas ósseas. A exposição também ilustra danos ou lesões a órgãos, como os causados por tabagismo e obesidade.

“O homem é uma máquina fantástica. Desde o funcionamento de uma única célula, passando pela formação dos tecidos, órgãos e sistemas com funções específicas, tudo trabalha em harmonia e de maneira ajustada e arquitetada. O público ou ficará fascinado ou perplexo com tamanha perfeição”, explica a diretora executiva da mostra no Brasil, Anamaria Lima Santos.

Esta mostra já passou por 40 países, como Alemanha, França, Portugal, Estados Unidos, Argentina e México; e atualmente viaja pelas principais capitais do Brasil. Já foi vista por mais de 20 milhões de pessoas.

 

Fonte: Redação