A voz do consumidor

09/05/2019


Tenho visitado muitos shopping centers, hipermercados, lojistas de grande e pequeno porte, e tido contato com operações de e-commerce.

Me surpreendo cada dia mais com a prontidão e eficiência com que a maioria deles se reinventa em função do novo perfil de consumo.

O que antes era apontado como uma tendência e praticado em ambientes alternativos ou elitizados, hoje é uma realidade mais democrática. E apesar do Brasil estar passando por uma das piores crises política, econômica e social, temos muitos exemplos inspiradores.

A partir do movimento Act For Food, o Grupo Carrefour tem investido em diversas ações para ampliar o acesso do consumidor a alimentos mais saudáveis e seguros, produzidos com responsabilidade socioambiental e a preços justos.

A unidade do Shopping Taboão já está operando neste novo formato. A chamada 3ª geração do modelo de hipermercados foi entender o crescimento do consumo de orgânicos, integrais, naturais, produtos para dietas restritivas e - o mais importante -, foi concluir que agora é fator decisivo de compra o cliente ter acesso à informação de toda a cadeia produtiva.

No final deste mês, São Paulo ganha mais um shopping center. O Shopping Parque da Cidade que traz o conceito de Life Center: ele conjuga as facilidades, o conforto e os serviços de um shopping com o ambiente tranquilo e saudável de um parque.

parque da cidade

Este conceito surgiu nos Estados Unidos, Europa e Ásia, fruto das transformações que estão acontecendo no comportamento do consumidor. Até 2020, as gerações Y e Z representarão mais da metade do mercado.

Esses novos consumidores valorizam a experiência, a convivência, a sustentabilidade, não conhecem o mundo sem a internet e se relacionam com marcas e produtos de uma forma totalmente diferente das gerações que as precederam.

O Shopping está inserido dentro de um projeto multifuncional de mesmo nome, inovador, que integra mais 9 edificações – 6 torres comerciais e 2 residenciais – e o hotel com a bandeira Four Seasons, inaugurado em outubro, a uma área aberta ao público e a um parque totalizando mais de 60 mil m².

O centro de compras, que já está com cerca de 80% dos espaços comercializados, vai ter 120 operações, em um mix de lojas voltado para conveniência e praticidade, com ênfase nos segmentos de gastronomia, serviços e entretenimento.

Uma das âncoras do shopping vai ser uma Clínica do Hospital Albert Einstein que ocupará uma área de 2,5 mil m² e vai ser o maior espaço de saúde dentro de um shopping center no país.

A Rede Kinoplex também estará presente e vai operar o maior cinema de última geração da região, num total de seis salas. A integração com a sustentabilidade e a mobilidade ganharão uma nova perspectiva e promete ser um dos pontos altos do empreendimento, já que, além de estar integrado a uma área verde, haverá um Paisagismo Funcional no shopping concebido pela Positiv.A.

As características do Parque da Cidade permitiram seu ingresso no Climate Positive Development Program, iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o U.S Green Building Council, que atualmente apoia 18 projetos no mundo, escolhidos como referência para outros empreendimentos quanto ao desenvolvimento urbano e à redução da emissão de CO2.

O Parque da Cidade também é o primeiro empreendimento a receber uma certificação até então inédita na América do Sul, o LEED ND nível Silver (Neighborhood Development), do US Green Building Council, concedido a empreendimentos capazes de impactar positivamente seu entorno.

A visão de futuro voltada à sustentabilidade, apoio social e tecnologia, é a estratégia que as empresas de vanguarda do varejo estão adotando para seus negócios. Com isso, torna-se imperativo que todo o ecossistema se reinvente para atender essas novas demandas.

Por estas e outras, me mantenho otimista, e quero acreditar que com a força da sociedade ainda há esperança de construirmos juntos um país melhor para as novas gerações.

 

Por Marcia Saad.

TAGs: artigo marcia-saad shopping-center