Se estivesse vivo, Franklin Cascaes completaria 109 anos na próxima segunda-feira, 16 de outubro. No entanto, a presença do folclorista, ceramista, antropólogo, gravurista e escritor faleceu aos 75 anos, em 1983, continua viva no trabalho, obra e legado que deixou, especialmente, sobre a cultura e a história de Florianópolis.

Prefeitura de Florianópolis realiza evento em homenagem a Franklin Cascaes

16/10/2017

Desenho de Franklin Cascaes
feito a bico-de-pena

Se estivesse vivo, Franklin Cascaes completaria 109 anos na próxima segunda-feira, 16 de outubro.

No entanto, a presença do folclorista, ceramista, antropólogo, gravurista e escritor faleceu aos 75 anos, em 1983, continua viva no trabalho, obra e legado que deixou, especialmente, sobre a cultura e a história de Florianópolis.

Para lembrar a data e relembrar o talento de Franklin Cascaes, a Prefeitura de Florianópolis realiza no próximo dia 16 de outubro, no entorno da Figueira na Praça XV, o evento Franklin Cascaes – 109 anos.

Às 14h30 está prevista apresentação de Causos do Frankolino e convidados, além de roda de história com contadores da Ilha. Já na Casa da Memória, durante todo o dia acontece a exibição gratuita do filme “Cascaes Documentarista” de Rafael Mamigonian. O documentário foi construído com material inédito do vasto arquivo deixado por Franklin Cascaes e revela a essência da criatividade do artista na busca por disseminar a cultura açoriana.

Franklin Cascaes nasceu em 16 de outubro de 1908 em São José, na Grande Florianópolis, e dedicou parte de sua vida ao registro das tradições, lendas, usos e costumes dos moradores da Ilha de Santa Catarina. O legado do artista é considerado uma das maiores contribuições para o resgate e preservação da identidade cultural de Florianópolis. Faleceu em 15 de março de 1983, mas marcou seu nome na história e na cultura do Município.

Em 1987 recebeu uma das maiores homenagens ao ter o nome escolhido para a Fundação Cultural do Município. Pela lei nº 2.647 surgiu a Fundação Franklin Cascaes com o objetivo de fortalecer e dar protagonismo à ação cultural do Município. 
 


Fonte:: Redação