Flamingo planta árvores e adota canteiro na Rua XV de Novembro

17/12/2017


Em apoio ao projeto Adote uma Praça, lançado neste ano pela prefeitura de Blumenau, a Lojas Flamingo em conjunto com o condomínio do Edifício Flamingo acaba de fazer o plantio de três árvores e um canteiro em frente à loja, na Rua XV de Novembro.

Além do plantio das espécies, eles se responsabilizarão pela manutenção, conservação e limpeza do espaço. De acordo com o proprietário da Flamingo, Emílio Rossmark Schramm, a proposta é embelezar a cidade e estimular a preservação do meio ambiente. “Além disso, as árvores também vão trazer mais sombra para quem circula pela região central”, destaca o empresário.

Contratado pela Flamingo, o paisagista Carlos Cesar Correa escolheu plantar no local três mudas da espécie Sete Copas Africana (Terminalia catappa), também conhecida como Chapéu-de-Sol, árvore que cresce de 12 a 35 metros de altura e tem uma copa ampla e cheia que vai fornecer sombra farta no escaldante verão de Blumenau. Já o canteiro foi ornamentado com a espécie Buxus Sempervirens, planta arbusto popularmente chamada de buxinho. “A proposta é incrementar o paisagismo da calçada e estimular os demais lojistas a refazer suas fachadas utilizando árvores de sombra e plantas permanentes com efeito escultural”, afirma Correa.

O Projeto Adote uma Praça faz parte do Programa Cidade Jardim, da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), e estende a pessoas físicas e instituições privadas a oportunidade de atuar na recuperação e manutenção de espaços públicos, como praças e canteiros. Atualmente, Blumenau conta com mais de 80 lugares disponíveis para receber melhorias estéticas, urbanísticas e paisagísticas através do Projeto. A adoção de canteiros na Rua XV de Novembro foi proposta em reunião entre a Seurb e o Grupo do Centro, formado por empresários do comércio e serviços com estabelecimentos localizados na região central.

 

Fonte: Redação