Experiência de Marca

Santa Catarina aposta no mercado de eventos corporativos

A Região Sul absorve 15% do total nacional de eventos realizados e tem projeção de crescimento. Empresas de diferentes portes reconhecem o cenário e se tornam referência nesta gestão em Santa Catarina.

Mercado que cresce a passos largos, o segmento de eventos corporativos registra índices de ampliação de 14% anuais.

O setor, que só em 2013 movimentou R$ 209,2 bilhões, reuniu 202 milhões de pessoas em 590 mil eventos. A Região Sul absorve 15% do total nacional de eventos realizados e tem projeção de crescimento. Empresas de diferentes portes reconhecem o cenário e se tornam referência nesta gestão em Santa Catarina.

Foto: Edson Dalazen Jr.

É o caso do Grupo Maria’s, que mantém sete diferentes espaços para locação, entre eles o Maria’s Itajaí, o Maria’s Camboriú, o Maria’s Pub, o lounge Green Valley e o mais recente Belvedere Beach Club, à beira-mar, na Praia Brava de Itajaí. Com estrutura única, piscina e em meio à natureza num dos mais belos recantos catarinenses, o local comporta diferentes eventos, com variação de datas e horários. “Por ser um espaço recém-inaugurado, há uma agenda ainda aberta em datas próximas ao Natal e Ano Novo”, esclarece a executiva de contas do Grupo Maria’s, Melissa Bathke.

As formaturas são o atual carro-chefe do Grupo Maria’s, mas a projeção é de que os eventos corporativos se tornem os primeiros já no segundo semestre de 2016. Até outubro de 2015, foram 36 eventos agendados. E há uma perspectiva de 50% de aumento para o próximo ano. “Nosso planejamento progressivo trabalha ainda com 35% em 2017, 25% em 2018 e 15% em 2019 e 2020, sempre em cima do resultado do ano anterior.”, pontua o sócio do grupo, Fabiano Steil. 

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), na lista de eventos corporativos estão os congressos, feiras, convenções, eventos mistos, reuniões, eventos socioculturais ou esportivos, além de exposições rurais e leilões. “Nossa estrutura é cambiável, com possibilidade de absorver toda esta demanda”, reforça o também executivo de contas do Grupo Maria’s, Thiago Queiroz.

Empresas dos mais variados portes e reconhecidas no mercado como BRF, Polymport, Unicred, FG Empreendimentos, Colcci, Dicave e Univali são clientes fidelizados e mantêm agendamento de datas com até um ano de antecedência. Nas casas do grupo foram realizados eventos como o Troféu Empresário do Ano da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), o encerramento da regata internacional Volvo Ocean Race, o encontro O Negócio da Moda (ONDM), a tradicional feijoada da entidade Viva Bicho e a festa Nossa Gente, Nossa História, que premia os colaboradores jubilados da Brasil Foods.

Para a Abeoc, a realização de encontros profissionais não só geram negócios, como também agregam valor à marca, dão credibilidade e ajudam na sedimentação das empresas junto aos seus públicos.